MANAUS (AM) – Os ônibus do sistema de transporte público de Manaus estão completamente paralisados nesta quinta-feira (11) devido ao atraso no pagamento dos salários dos rodoviários. O impasse salarial resultou em confrontos físicos registrados em vídeos que circulam nas redes sociais, mostrando agressões em frente à sede do Governo do Amazonas, no bairro Compensa, Zona Oeste da capital.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, os profissionais aguardam o pagamento referente ao mês de agosto, que deveria ter sido efetuado na última segunda-feira (8). Diante da falta de solução, a categoria decidiu pela paralisação total a partir das 14h30, após uma paralisação parcial iniciada no começo do dia.
“Vamos manter os braços cruzados até que haja respeito pela categoria e uma resposta concreta sobre nossos salários”, declarou Josenildo Mossoró, vice-presidente do sindicato.
Em nota oficial, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sinetram) atribuiu o atraso à demora no repasse de verbas por parte do governo estadual, especificamente referentes ao transporte de estudantes da rede estadual. Os recursos, que estavam depositados judicialmente, foram devolvidos ao Estado e aguardam liberação. O Sinetram afirmou que fará o repasse imediato aos trabalhadores assim que os valores forem disponibilizados.
A paralisação afeta toda a malha viária da cidade, sem previsão de normalização enquanto não houver solução para o impasse financeiro.