GOIÂNIA – Um advogado conseguiu evitar um sequestro e uma tentativa de extorsão ao fingir um desmaio dentro de um cartório, na tarde desta terça-feira (16), em Trindade, região metropolitana de Goiânia. A atuação da vítima resultou na prisão em flagrante de quatro pessoas, que haviam coagido o profissional a reconhecer uma dívida falsa de R$ 600 mil.
Segundo a Polícia Civil de Goiás, Gilberto de Paula Rezende Júnior foi atraído a uma emboscada após ser contatado por uma mulher que alegou ser cliente e ter dificuldades de locomoção. Ela solicitou orientações jurídicas sobre um imóvel. Ao chegar ao endereço combinado, o advogado foi rendido por três homens, agredido e obrigado a entrar em um carro.
O objetivo dos criminosos era obrigá-lo a assinar um documento que o responsabilizava por uma suposta dívida e levá-lo a um cartório para reconhecer a firma. A motivação do crime teria ligação com um processo judicial antigo relacionado a um financiamento imobiliário da Caixa. De acordo com a vítima, um dos suspeitos, ex-marido de uma ex-cliente, atribuía a ele a responsabilidade por ter perdido a ação na justiça.
Durante o trajeto, Gilberto tentou pedir socorro em um posto de combustível, sem sucesso. Ao chegar ao cartório, ainda antes do atendimento, ele simulou um desmaio, chamando a atenção dos presentes. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o advogado consciente, mas com taquicardia e sinais de forte abalo emocional. Encaminhado ao Hospital Estadual de Trindade, ele pôde então relatar à polícia que estava sendo mantido contra a vontade.
Durante o cativeiro, os criminosos haviam apreendido o celular da vítima, acessado suas contas bancárias e feito saques. Com base nas informações fornecidas, quatro envolvidos foram presos em flagrante.







