Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Política

PEC proíbe candidatos sem diploma e pode impedir nova candidatura de Lula

Expressoam Por Expressoam
27 de abril de 2016
no Política
3
493
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

São Paulo – Se aprovada pelo Congresso, uma proposta de emenda à Constituição vai proibir candidatura a quem não tiver ensino superior. O texto, apresentado em março, poderia impedir, por exemplo, a volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvaao Palácio do Planalto.

Devido à sua atuação pública, Lula tem pelo menos 28 títulos de “doutor honoris causa”. Em tese, essa titulação teria o mesmo efeito jurídico que um diploma regular, porém as normas são regulamentadas por cada universidade e a PEC 194/2016 não deixa claro esse ponto.

Apresentada em 15 de março pelo deputado Irajá Abreu (PSD-TO), a proposta foi assinada por 190 deputados, 19 a mais do que o necessário.

Irajá é filho da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, aliada da presidente Dilma Rousseff. O texto é assinado por nove petistas, entre eles os deputados Marco Maia (RS), Pepe Vargas (RS) e Sibá Machado (AC).

Na justificativa, Irajá diz buscar “estabelecer um patamar superior” para os representantes. De acordo com ele, “a disponibilidade de conhecimentos integrados por uma visão acadêmica pode propiciar com maior efetividade uma visão mais profunda da realidade brasileira”.

Posts Relacionados

Governador interino Roberto Cidade destaca Feclam como instrumento de fortalecimento das Casas Legislativas do Amazonas

Governador interino Roberto Cidade reforça ações de esporte e lazer com entrega do Centro Social Chapéu de Zinco, no bairro Betânia

Com foco na modernização e acolhimento, governador interino Roberto Cidade vistoria obras da FCecon

O deputado diz ainda que hoje muitos integrantes do Legislativo possuem dificuldade de leitura, “o que impede que os membros atuem de modo efetivo nas suas funções constitucionais”.

O texto abre uma exceção para aqueles sem graduação. Quem já é senador, vereador ou deputado federal, estadual ou distrital e não possui ensino superior poderia se candidatar novamente ao mesmo cargo.

 Tramitação da PEC do Diploma

A proposta aguarda apreciação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que ainda não começou os trabalhos de 2016.

Se aprovada a admissibilidade na CCJ, a Câmara cria uma comissão especial para analisar a PEC.

O colegiado tem 40 sessões plenárias para votar um parecer. Se for positivo, a proposta vai a plenário.

Lá são necessários três quintos dos deputados, ou seja, 308 votos, para aprovação.

O texto é votado em dois turnos e, se aprovado, segue para o Senado. Lá, a PEC também passa pela Comissão de Justiça e pelo plenário, igualmente em dois turnos.

[impulsosocial] [impulsosocial_popup

Comments 3

  1. Edilza teofilo says:
    10 anos ago

    Foi tudo muito bem arquitetado, bem planejado, não vejo saída para presidência Dilma Rousseff, mesmo que a gente. Morra de gritar nas ruas, nada vai mudar. Quem manda é o congresso e eles se arquitetaram muito bem , a única coisa que podemos fazer é dar resposta a eles nas próximas eleições, afinal, fomos nós que os elegemos. Eu estou de olho em cada deputado e cada senador , por exemplo: o Eunicio Oliveira nunca mais terá um voto meu ou da minha família! Acho que no momento o melhor para o povo brasileiro, seria eleições diretas para todos.mas os srs deputados e senadores nunca vão concordar e como quem manda é eles, voltamos a estaca zero!

    • flavio santos says:
      10 anos ago

      Exato!!!

  2. Jose Romanelli says:
    10 anos ago

    Senhores Brasileiros, fiquem de olho no Eduardo Cunha, ele está cobiçando a cadeira da Presidência da Republica. Abram seus olhos, fiquem de olho.

O barco, identificado pelas cores azul e vermelho, transportava uma grande carga de peixes no momento do ataque. Foto: Reprodução

Tensã0 em Tonantins: seis pessoas mantidas reféns em embarcação de pesca por ‘piratas’

25 de abril de 2026
A principal linha de investigação aponta para um atropelamento. Foto: Reprodução

Jovem de 24 anos m0rre atr0pelado na avenida Torquato Tapajós, em Manaus

25 de abril de 2026
O caso expôs, mais uma vez, as falhas no acolhimento a vítimas fora dos dias úteis. Foto: Reprodução

Mulher tem a cara r3talhad@ por ex-companheiro e não encontra delegacia para registro em Manaus

25 de abril de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago