X
    Categories: Racismo

Em aula online sobre racismo na USP, tenente da PM é chamado de ‘macaco’

Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

SÃO PAULO| Nesta terça-feira (9), o tenente-coronel Evanilson Corrêa de Souza, da Polícia Militar de São Paulo, foi vítima de ofensas racistas, durante uma conferência internacional online de segurança pública. Corrêa se preparava para ministrar sua palestra quando um de seus slides da apresentação foi invadido com rabiscos e a palavra “macaco”.

O policial é coordenador do Programa de Combate ao Racismo da PM de São Paulo e participava da 1ª edição do Curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras, realizado pelo Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP) em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em entrevista à Folha de S.Paulo o tenente-coronel disse que ficou surpreso, mas não abalado com a situação. “Eu pedi: façam prints e gravem para a gente já trabalhar esse tema na aula. Eu estava ali para falar sobre o racismo estrutural e a participação dos PMs nesse sistema de preconceito. E o exemplo de como se dá o racismo acabou acontecendo ali, ao vivo, diante dos olhos dos inscritos”, disse.

Em nota, a Polícia Militar de São Paulo (PMSP), disse que Evanilson registrou um boletim de ocorrência e quer que as ofensas sejam investigadas.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.