MANAUS (AM) – Uma operação do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), realizada na madrugada do último sábado (31), resultou na prisão de quatro traficantes, na apreensão de 200 kg de drogas e em um ferimento grave a bala em um policial civil. A droga foi avaliada em R$ 6,1 milhões. A ação também levantou suspeitas sobre um oficial da Polícia Militar, major Sidney Meneses, após a apreensão de três veículos registrados em seu nome.
Os presos foram identificados como Danillo dos Santos Guimarães, de 22 anos, Wagner de Almeida Lacerda, de 33 anos, Fabrício Rodrigo da Silva Almeida, de 31 anos, e Tony Robson dos Santos Pinto, de 34 anos. Com eles foram encontrados 163 tabletes de maconha skunk e 31 tabletes de cocaína.
O policial civil ferido não teve o nome divulgado e foi acidentalmente atingido no pescoço por um colega durante a imobilização dos suspeitos. Ele foi socorrido, hospitalizado e recebe alta nesta segunda-feira (2).
A operação, que seguiu duas semanas de investigações comandadas pelo delegado Rodrigo Torres, começou com a vigilância de um local usado pelo grupo para estocar drogas no conjunto Eldorado. Durante uma perseguição policial pela avenida André Araújo, um dos veículos, um Voyage, colidiu em um poste, resultando na apreensão de parte da maconha. Um segundo carro, que fazia escolta, foi abordado na avenida Paraíba, com a prisão do condutor e a apreensão do automóvel.
Os agentes seguiram para uma oficina na Praça 14 de Janeiro, onde foram encontradas mais drogas, especialmente cocaína, e materiais para embalagem. No local, mais dois integrantes da quadrilha foram detidos. Em outra casa no Eldorado, os policiais apreenderam uma máquina seladora e outros itens usados para o preparo da droga.
Os quatro foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico. A Polícia Militar informou que instaurará um procedimento para investigar a conduta do major Sidney Meneses, lotado na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD), setor responsável pelo controle interno da corporação.