MANAUS (AM) – A caçada contra Fernando Batista de Melo, de 48 anos, acabou na madrugada deste sábado (24). Ele foi preso em uma área de mata saindo da avenida do Futuro, Zona Oeste de Manaus. O homem estava sendo procurado há mais de 24 horas após matar asfixiado o próprio filho, Manoel Melo Neto, de 3 anos, na última quinta-feira (22).
Em nota oficial divulgada nas redes sociais do governo, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, confirmou a captura. As investigações sobre o caso estão a cargo da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Em vídeos que circulam nas redes sociais, Fernando é xingado pela população que o chama de “verme”, “leproso” e diz que ele vai morrer. O homem já está detido, dentro da viatura, com a cabeça abaixada e fica em silêncio.
O crime
O crime aconteceu na noite de quinta-feira (22), em uma quitinete na rua São Marçal, no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus. Conforme apurações iniciais, o homicídio teria ocorrido depois de uma discussão entre o suspeito e a mãe da criança, de quem ele estava separado há alguns meses. A mulher exigia pensão alimentícia.
Segundo as primeiras informações da polícia, o homem teria se trancado com o menino dentro do banheiro, onde a morte ocorreu. A princípio, a polícia informou que o menino levou facadas, mas a morte conforme o Instituto Médico Legal (IML) foi asfixia mecânica. O sangue encontrado no cômodo será periciado.
Logo após o ocorrido, Fernando fugiu do local em uma motocicleta, desencadeando uma ampla ação policial. As buscas incluíram trabalhos de inteligência, diligências em vários pontos da cidade e integração entre unidades especializadas.
A operação conseguiu localizar e prender o suspeito nas primeiras horas deste sábado, colocando fim a uma busca que causou grande comoção na população e repercutiu intensamente nas redes sociais.
De acordo com a polícia, o suspeito passará por interrogatório formal na delegacia e deverá responder por homicídio.