Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Mundo

Traficantes evangélicos expulsam mães de santo de favelas

Expressoam Por Expressoam
8 de abril de 2017
no Mundo
0
dsd

dsd

491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

Rio – Mães e filhos de santos foram expulsos de favelas no Rio de Janeiro por traficantes que frequentam igrejas evangélicas por não tolerarem a “macumba”. Segundo a reportagem do jornal Extra, divulgada na quarta-feira (4), terreiros, roupas brancas e adereços que denunciassem a crença já haviam sido proibidas na região conhecida como Morro do Amor, no Complexo do Lins.

Por conta da proibição, uma mãe de santo que não se identificou, saia da favela rumo a seu terreiro, na Zona Oeste, sempre com roupas comuns e com o vestido branco na bolsa. Certo dia, por um descuido, ela deixou a “roupa de santo” no varal. Uma semana depois ela foi expulsa da favela pelos bandidos, para não mais voltar. “Não dava mais para suportar as ameaças. Lá, ser do candomblé é proibido. Não existem mais terreiros e quem pratica a religião, o faz de modo clandestino – conta a filha de santo, que se mudou para a Zona Oeste”, explicou durante reportagem.

Traficantes evangélicos expulsam mães e filhos de santo de favelas no Rio de Janeiro

Segundo a Associação de Proteção dos Amigos e Adeptos do Culto Afro Brasileiro e Espírita, pelo menos 40 pais e mães de santo já foram expulsos de favelas da Zona Norte pelo tráfico. Já em outras favelas da cidade, além do fechamento dos terreiros também foi determinada a proibição do uso de colares afro e roupas brancas. De acordo com a reportagem, todos os quatro pais de santo ouvidos pelo jornal, alegaram que o motivo era sempre o mesmo: conversão dos chefes do tráfico a denominações evangélicas.

Um dos mais conhecidos do Morro do Dendê, também no Rio de Janeiro, o chefe do tráfico Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, passeia pela favela com tatuagens com o nome de Jesus Cristo e têm bíblias espalhadas pela casa. Segundo moradores, enquanto o morro for dominado por ele, os muros da favela serão preenchidos por dizeres bíblicos e os dez terreiros que funcionavam no local já deixaram de existir.

A Polícia Civil considera como crimes inafiançáveis invasões a templos e agressões a religiosos de qualquer credo desde novembro de 2008. Com isso, qualquer ação como essa, o acusado por pegar de um a três anos de detenção. O caso aconteceu em 2013 e até agora ninguém foi preso.

Posts Relacionados

Homem é m0rt0 pela companheira após ele assistir vídeo íntim0 dela com outra mulher

Vídeo: Homem é b4leado ao tentar impedir fuga após ass4lto a joalheria

Para se v1ngar por término do relacionamento, homem e$tupra a filha da ex-companheira; ele é pr3s0

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM) informou os horários. Foto: Reprodução/Internet

Saiba o funcionamento do comércio para o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador

30 de abril de 2026
O crime ocorreu por volta das 20h da última segunda-feira (27). Foto: Reprodução

Vídeo: Dupla r0uba entregador, a cliente e até o lanche em frente de casa em Manaus

30 de abril de 2026
A prisão faz parte da Operação Levítico II. Foto: Reprodução

Em Manaus, idosa de 70 anos maltr@tada pelos filhos ch0r0u ao ser r3sgatada e não conseguia falar

30 de abril de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago