X
    Categories: Economia

Temer quer elevar para 70 anos idade mínima do benefício assistencial

INSS9 RJ 07/11/2003 - INSS/PAGAMENTO - GERAL OE JT - Apos um dia de filas e desespero em todo pais, o ministro da Previdencia, Ricardo Berzoini, suspendeu a determinacao para que os aposentados com mais de 90 anos de idade ou 30 de aposentadoria fossem levados aos postos do INSS para provar que estao vivos. Na foto, aposentados no posto da Previdencia Social de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: WILTON JUNIOR/AGENCIA ESTADO/AE

ADVERTISEMENT

Brasília – O Governo estuda a possibilidade de elevar a idade mínima exigida para o acesso aos benefícios assistenciais de 65 para 70 anos, que a Previdência paga a idosos e deficientes de baixa renda.

De acordo com o Jornal Folha de S.Paulo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante o pagamento mensal de um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência com renda familiar per capita inferior a 25% do salário mínimo.

Se o Congresso aprovar as reformas propostas pelo presidente Michel Temer, as regras para aposentadoria podem ficar mais duras. Além disso, o governo propõe que o benefício seja desvinculado do salário mínimo.

A proposta de Orçamento para 2017 enviada ao Congresso prevê gastos de R$ 51 bilhões com o pagamento do BPC e R$ 562 bilhões com as aposentadorias de trabalhadores da iniciativa privada.

Expressoam:

This website uses cookies.