BRASIL – A Justiça da Bahia condenou o servidor público Vanderley dos Santos Gomes, que arrancou o próprio pé para ganhar R$ 1,5 milhão em indenizações de seguros.
Ele inventou que tinha sido assaltado. Mas a PM encontrou o pé dele na mochila dele e começou a investigar. Vanderley disse na Polícia Civil que chegou sentindo dores em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Cruz das Almas na noite de 10 de julho de 2019, mas não foi atendido por falta de receita.
Ao sair da UPA, Vanderley disse ter sido abordado por homens armados, que foi jogado num carro, levado até uma estrada rural próxima à BR-101, onde os criminosos teriam lhe roubado R$ 2 mil em espécie, além do relógio e celular, e arrancado o pé dele.
Dias após a ocorrência, Vanderley estava prestes a receber cerca de R$ 1,5 milhão em indenizações por invalidez permanente quando o volume de dinheiro e a quantidade de apólices contratadas alertaram o sistema de inteligência das seguradoras, que desconfiaram do “golpe do seguro”.
A descoberta da mochila a cerca de 350 metros do local onde Vanderley foi encontrado derrubou a tese de sequestro dele. O servidor foi condenado a 2 anos de prisão, mas vai pagar a pena prestando serviços comunitários.
E ficou sem o pé e sem o dinheiro.