Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Política

Prefeito David Almeida antecipa envio de alimentos a escolas ribeirinhas para evitar desabastecimento durante estiagem

Expressoam Por Expressoam
22 de agosto de 2024
no Política
0
494
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

O prefeito de Manaus, David Almeida, decidiu, nesta quinta-feira, 22/8, se antecipar aos impactos da estiagem, prevista para ser de grandes proporções em 2024, com o início do transporte de alimentação escolar, água mineral, outros itens e mantimentos para atender os mais de 900 alunos, de 19 escolas municipais ribeirinhas, localizadas na margem do rio Amazonas. Esta operação de abastecimento tem previsão de ocorrer até a próxima segunda-feira, 26/8, quando a última comunidade será atendida.

Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na tarde desta quinta-feira, uma balsa carregada com os alimentos e insumos foi enviada para abastecer essas comunidades, levando cerca de 6 toneladas de proteína animal (frango e carne); 2 toneladas de polpas de fruta (manga e goiaba); 10 toneladas de estivas, entre arroz, feijão, macarrão. Além disso, estarão sendo transportados a esses locais mais de 400 garrafões de água de 20 litros, como também materiais permanentes para as escolas como televisores, fogão, armários e outros itens.

O prefeito explicou que, além do abastecimento das escolas, foi preciso antecipar o encerramento do calendário escolar para o mês de outubro nas escolas ribeirinhas da margem do rio Amazonas, que antes estava previsto para encerrar em dezembro.

“Esse trabalho que estamos fazendo é nos antecipando aos eventos climáticos, em relação à seca, à estiagem. Nós fizemos no ano passado e agora nós estamos nos antecipando. Estamos fazendo 6° tempo, repondo aulas, para terminarmos esse calendário escolar no mês de outubro. Por isso, estamos mandando alimentos e suprimentos até o final desse período sem prejuízo para o ano letivo”, explicou o prefeito. O fim do ano letivo das escolas ribeirinhas da margem do rio Negro também foi antecipado, mas para o mês de setembro.

As comunidades que serão atendidas nesta operação são: Puraquequara; Jatuarana; Assentamento Nossa Senhora de Nazaré; Bom Sucesso; Ponta do Paraná da Eva; Caramuri; e Itacoatiara.

Posts Relacionados

Governador interino Roberto Cidade destaca Feclam como instrumento de fortalecimento das Casas Legislativas do Amazonas

Governador interino Roberto Cidade reforça ações de esporte e lazer com entrega do Centro Social Chapéu de Zinco, no bairro Betânia

Com foco na modernização e acolhimento, governador interino Roberto Cidade vistoria obras da FCecon

Em relação às escolas municipais ribeirinhas, localizadas no rio Negro, o abastecimento já foi realizado, pela Semed, no início do mês de agosto. De acordo com a Secretaria de Educação, a iniciativa da prefeitura foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, obedecendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que exige 200 dias letivos, 800 horas para os Anos Iniciais e 1.000 horas para os Anos Finais, em um ano letivo.

“A gente deve ter a pior estiagem da história. Três meses atrás, a Semed se antecipou e a gente fez um plano emergencial da estiagem. Hoje, estamos levando esses mantimentos para atender 19 escolas que atendem 900 alunos nas nossas escolas ribeirinhas do município”, ressaltou o secretário em exercício da Semed, Lourival Praia.


Mais ações

O prefeito informou que nesta sexta-feira, 23/8, estará se reunindo com produtores rurais para antecipar a aquisição de alimentos que serão destinados para as operações de abastecimento da população das comunidades que serão afetadas pela estiagem deste ano.

A principal linha de investigação aponta para um atropelamento. Foto: Reprodução

Jovem de 24 anos m0rre atr0pelado na avenida Torquato Tapajós, em Manaus

25 de abril de 2026
O caso expôs, mais uma vez, as falhas no acolhimento a vítimas fora dos dias úteis. Foto: Reprodução

Mulher tem a cara r3talhad@ por ex-companheiro e não encontra delegacia para registro em Manaus

25 de abril de 2026
Mais tarde, a comitiva estará no Centro de Eventos Juracema Holanda. Foto: Thiago Poncio / Assessoria MC

‘Tropa da Professora’: Maria do Carmo e comitiva arrastam multidão em Itacoatiara

25 de abril de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago