MANAUS (AM) – A Polícia Civil do Amazonas informou nesta terça-feira (29) que Thiago dos Santos Silva, de 32 anos, confessou ter matado a esposa, Telma da Silva Rabelo Valente, de 31 anos, com diversas facadas que atingiram pescoço, cabeça e braços. O casal tinha uma relação conflituosa e o corpo da vítima foi encontrado no domingo (27), na residência dos dois, na rua Araruana, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste.
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a equipe foi informada sobre o caso logo após o irmão da vítima encontrá-la em sua residência com várias perfurações provocadas por arma branca. A prisão preventiva de Thiago, que fugiu em seguida, logo foi solicitada à Justiça e prontamente concedida.
“Eles tinham uma relação bastante conflituosa, e isso é apontado como o principal motivo do crime”, destacou Ricardo Cunha.
Ainda segundo o delegado, a vítima estava desaparecida desde o dia 26 de julho deste ano, e foi encontrada sem vida no dia seguinte. Através de uma investigação detalhada, que incluiu depoimentos, interrogatórios e a obtenção de imagens de câmeras de segurança, foi possível reconstruir toda a cronologia e as circunstâncias do crime.
“Quando Thiago foi capturado, ele confessou o crime com detalhes de uma brutalidade incompreensível. Quero aproveitar a oportunidade para alertar as mulheres: se você está em um relacionamento tóxico, tenha muito cuidado, pois ele pode evoluir para uma escalada de violência e resultar em mais um crime de feminicídio”, enfatizou o delegado.
A delegada Marília Campello, coordenadora do Núcleo de Combate ao Feminicídio (NCF), informou que o mandado de prisão contra Thiago foi expedido de forma imediata durante o Plantão Criminal, o que possibilitou sua captura em menos de 24 horas.
“A relação deles já era marcada por agressões verbais, físicas e outros problemas intrafamiliares, que culminaram neste crime. Eles tinham seis filhos juntos, sendo dois frutos da relação deles. Após cometer o crime, Thiago fugiu, deixando as crianças no local. No entanto, durante as investigações, conseguimos evitar que ele fugisse para fora de Manaus”, explicou Marília Campello.
Segundo a delegada, com a ação do homem, toda a família foi desestruturada, deixando seis crianças desamparadas devido ao feminicídio. Todas as crianças estão sob cuidados de familiares, que receberão todo o apoio necessário e serão encaminhadas aos órgãos competentes para garantir o melhor atendimento possível neste momento.
Thiago dos Santos Silva responderá por feminicídio. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.