MANAUS (AM) – Em operação realizada nesta sexta-feira (03), a Polícia Militar prendeu dois homens em flagrante por falsificação de bebidas alcoólicas. A ação ocorreu em um imóvel localizado na rua Doutor Alecrim, no bairro Jorge Teixeira 4ª Etapa, na Zona Leste de Manaus, onde funcionava um laboratório clandestino dedicado à adulteração de diversas marcas de bebidas. Quase 100 garrafas foram apreendidas.
A investigação teve início após denúncia anônima recebida por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Os policiais surpreenderam os suspeitos durante as atividades ilegais, que confessaram a manipulação e envase dos produtos no local.
Durante a busca no estabelecimento, foram encontrados e apreendidos 94 recipientes de diversas marcas, incluindo 54 garrafas da marca Black Gold, nove de Eternity Gin e seis da marca Tanqueray. O arsenal de falsificação também incluía 54 selos de lacre, 84 tampas, duas garrafas de xarope e diversos outros materiais utilizados na adulteração.
Todo o material apreendido foi encaminhado ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde o caso foi registrado. A Polícia Civil assumirá as investigações para rastrear a origem dos insumos e identificar possíveis outros integrantes do esquema.
Como medida de segurança, as bebidas apreendidas serão submetidas à análise pericial para verificar a possível presença de metanol, substância altamente tóxica que já causou 59 casos de intoxicação no país, incluindo seis óbitos registrados nos estados de São Paulo e Bahia. A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas informou que, até o momento, não há registros de casos similares no estado.