MANAUS (AM) – A Polícia Civil do Amazonas confirmou, nesta quarta-feira (16), que o influenciador digital Jardel Davi Progênio da Silva, de 27 anos, foi indiciado por incitação ao crime após publicar, nas redes sociais, vídeos falando para a população subtrair fios de cobre de radares recentemente instalados na cidade de Manaus.
A polícia alerta a população sobre os riscos e consequências legais da prática, mesmo com a intenção de ser “brincadeira”. De acordo com o delegado Ivo Martins, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), as diligências foram iniciadas após uma denúncia sobre a divulgação de conteúdos que incentivavam práticas criminosas.
“Condutas como essa não podem ser toleradas, pois incentivam diretamente a prática de atos ilícitos. Durante oitiva na delegacia, o autor reconheceu a infelicidade de suas declarações e, ao final do procedimento, foi indiciado com base no artigo 286 do Código Penal Brasileiro (CPB), que trata do crime de incitação ao crime”, destacou o delegado.
Jardel também fez um vídeo, que foi postado em seguida nas redes sociais, onde pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que era uma “pessoa de bem, trabalhador”.
Saiba mais: