MANAUS (AM) – O velório do pequeno Manoel Melo Neto, de 3 anos, foi realizado na tarde desta sexta-feira (23) sob forte comoção. Enquanto a família se despedia, a mãe ainda inconformada chorava debruçada ao caixão. O autor do crime, apontado como o pai da criança, Fernando Batista de Melo, de 48 anos, continua foragido.
O menino foi morto por asfixia, dentro do banheiro de uma quitinete no bairro Cidade de Deus, Zona Norte. Ele estava na casa do avô. A mãe se culpou bastante. “Me perdoa, meu filho”, dizia ela, sendo amparada pela família.
Todas as Forças de Segurança do Amazonas estão mobilizadas para encontrar o homem, que é natural do Rio de Janeiro e já viveu no interior do Amazonas. Equipes da Polícia Civil também estão com cerco entre Iranduba e Manacapuru, para que Fernando não fuja.
Fim da relação
Conforme o delegado Adanor Porto, adjunto da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o suspeito mantinha relacionamento com a mãe da criança desde 2021, mas não aceitou o fim da relação e, no dia 1º de janeiro, deixou a residência, abandonando a mulher e os dois filhos sem prestar apoio financeiro.
“Diante da situação, a mãe pediu ao pai do suspeito que intermediasse uma conversa para que ele cumprisse suas obrigações e pagasse pensão alimentícia. Após essa conversa, o homem foi até a casa da ex-companheira, por volta das 15h de quinta-feira, e, ao ser informado de que ela recorreria à Justiça caso ele não assumisse as responsabilidades com os filhos, teve um ataque de fúria, pegou uma faca e passou a ameaçá-la”, explicou o delegado.
Segundo o delegado, em seguida, o indivíduo deixou o local dizendo que iria matá-la e seguiu para a casa do pai, onde o filho de três anos estava com o avô, que costumava levar o neto às quintas-feiras para sua residência.
“Horas depois, o suspeito chegou ao local e permaneceu sozinho com o filho no banheiro. Desconfiado da demora, o avô forçou a entrada e encontrou a criança morta, despida e com grande quantidade de sangue. Após o crime, o suspeito teria trancado o próprio pai dentro da casa e fugido de motocicleta. Desde então, as forças de segurança pública seguem mobilizadas de forma integrada para localizar e prender o autor”, contou o delegado.
Informações que auxiliem as Forças de Segurança na localização e prisão do suspeito podem ser repassadas por meio dos números 181, 190, 197, além dos Disque Denúncia da DEHS (092) 98818-9535 e (092) 3667-7575, ou por meio do Linha Direta da Rocam (92) 99280-7574.







