Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Mundo

Mulher descobre que teve útero removido 11 anos após primeira gravidez

Expressoam Por Expressoam
28 de fevereiro de 2020
no Mundo, Saúde
0
494
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

África do Sul – Bongekile Msibi é uma de 48 mulheres que foram esterilizadas sem consentimento em hospitais públicos do país, de acordo com a Comissão para Igualdade de Gênero. Embora seja uma entidade criada por lei, a Comissão diz que sua investigação foi dificultada pelo “desaparecimento” de prontuários de pacientes e que os investigadores tiveram uma “recepção hostil” de funcionários do hospital. A Comissão disse que visitou 15 hospitais depois que um grupo de direitos civis levou os casos à entidade. Há casos que vão até o ano 2001.

Msibi contou sua história à repórter Clare Spencer, da BBC: Tive minha primeira filha aos 17 anos em um hospital público na África do Sul. Acordei depois do parto, olhei para baixo e perguntei: “Por que tenho uma bandagem enorme na barriga?” Eu não me importei na hora. Tinha dado à luz minha filhinha. Ela era um bebê grande e eu tinha sido anestesiada e passado por uma cesária. Deixei o hospital depois de cinco dias, com uma filha saudável e uma enorme cicatriz na barriga. Eu só descobri o que aconteceu 11 anos depois, quando estava tentando ter um segundo filho. Eu vinha tomando anticoncepcional durante todo esse período, desde o nascimento da minha filha, então eu não achava anormal não menstruar (alguns anticoncepcionais impedem a menstruação). Mas eu fiquei noiva e queria ter um outro filho, então fui ao médico. Ele me examinou, me fez sentar, me deu um copo de água e me disse que eu não tinha útero.

E continua. “Foi muito cruel o que fizeram comigo […] Essa notícia mudou minha vida. Eu acabei terminando com meu noivo. Tive que deixá-lo ir, porque ele queria muito ter filhos e eu não poderia lhe dar isso. Quando eu me encontrei com o médico me perguntaram o que eu queria. Eu quero tanto um filho! Quando eu vi uma colega grávida nesta semana eu não pude suportar. Minha filha quer um irmão e quando cruzamos com crianças na rua ela sugere que eu adote um como meu filho. Eu ainda tenho ovários, então acho que o hospital deveria pagar por uma barriga de aluguel. Eu quero que alguém seja responsabilizado. Não podemos permitir que médicos continuem fazendo isso, nossos direitos como mulher estão sendo violados.

O ministério da Saúde da África do Sul ainda não deu uma resposta detalhada para o relatório, mas disse que o ministro da Saúde, Zweli Mkhize, pediu uma reunião com a Comissão para discutir os casos.

Posts Relacionados

Vídeo: Homem reza diante de imagem religiosa e furt@ caixa de ofertas em igreja

Autorizado: Mulheres podem comprar e usar spray de pimenta para defesa pessoal

Vídeo: Frentista perde o emprego após cuidar e dar banho em cães abandonados em posto de combustíveis

Tags: #gravidez#violênciacontraamulherÁfrica do Sulviolência
Igor Gabriel, de 25 anos, já seria conhecido na região e faz uso de remédio controlado. Foto: Reprodução

Vídeo: Família diz que jovem bal3ad0 pela Rocam no Petrópolis tem esquizofrenia e usava arm@ de brinquedo

28 de julho de 2026
O caso ocorreu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, localizada em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas Gerais. Foto: Reprodução

Vídeo: Homem reza diante de imagem religiosa e furt@ caixa de ofertas em igreja

28 de julho de 2026
O novo espaço foi projetado para ampliar a capacidade de atendimento à população. Foto: Divulgação

Governador Roberto Cidade vistoria obras da nova sede da Sepet e reforça investimentos na proteção animal

28 de julho de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Politics
  • News
  • Business

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

4 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

4 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

4 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

4 anos ago