X

Ministério da Cultura indica filme da Lava Jato para disputar o Oscar

ADVERTISEMENT

São Paulo – O MinC (Ministério da Cultura) divulgou nesta sexta-feira (1º) a lista de filmes nacionais que concorrem para a vaga de candidato brasileiro a uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. São 23 filmes que disputam essa primeira seleção – o governo brasileiro apresenta seu candidato, que pode ou não ganhar uma indicação da academia.

Escolhido por uma comissão especial, o filme vencedor dessa etapa nacional será conhecido no dia 15 de setembro. Neste ano, longas como ElisDivinas Divas e Gabriel e a Montanha estão na lista. No ano passado, o escolhido para representar o país foi o Pequeno Segredo.

Alguns dos filmes que concorrem a vaga:

A FAMÍLIA DIONTI
O filme conta a fantástica história de um pai e seus dois filhos que moram em um sítio no interior de Minas Gerais. O caçula vivencia o primeiro amor por uma menina do circo com magia e inocência. Direção:Alan Minas. Produtora: Caraminhola Filmes.

A GLÓRIA E A GRAÇA
A história da relação distante entre Glória, uma travesti bem sucedida, e Graça, sua irmã. Direção: Flávio Ramos Tambellini Produtora: Tambellini Filmes/Globo Filmes.

BINGO – O REI DAS MANHÃS
Augusto, um artista que sempre sonhou com seu lugar sob os holofotes, finalmente tem sua grande chance ao se tornar Bingo, um palhaço apresentador de um programa infantil de televisão que é sucesso absoluto. Uma cláusula no contrato não permite revelar quem é o homem por trás da máscara, produzindo em Augusto a frustração de ser o homem anônimo mais famoso do Brasil. Uma surreal história sobre a busca de um homem pelo reconhecimento de sua arte. Direção:Daniel Rezende. Produtora: Gullane Filmes e Empyrean.

CIDADES FANTASMAS
Deserto chileno, Amazônia brasileira, Andes colombianos e Pampa argentino. Quatro destinos na América Latina revisitados através de fragmentos de memórias, reconstruídas a partir de escombros. Direção: Tyrell Spencer. Coprodução da Casa de Cinema Porto, Globo Filmes e GloboNews.

COMO NOSSOS PAIS
Rosa, 38 anos, é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, ela continua sendo filha de sua mãe, Clarice, com quem possui uma relação cheia de conflitos. Direção:Laís Bodanzky. Produtora:Buriti Filmes.


ELIS
Longa-metragem de ficção baseado na vida da cantora Elis Regina, considerada a maior cantora do Brasil. O filme acompanha Elis desde sua chegada ao Rio de Janeiro, aos 19 anos, até sua morte trágica e precoce. Direção: Hugo Prata. Produtora:Bravura Cinematográfica.

ERA O HOTEL CAMBRIDGE
Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Direção: Eliane Caffé. Produtora: Aurora Filmes.


GABRIEL E A MONTANHA
O filme recria uma viagem de Gabriel Buchmann, amigo de infância do diretor Fellipe Barbosa, à Africa. A ida do economista ao continente africano para pesquisar a pobreza de perto terminou em tragédia quando ele tentou subir o Monte Mulanje, no Malauí. A história tem o roteiro baseado em anotações e e-mails de Gabriel para a mãe e a namorada, além de entrevistas com pessoas que cruzaram seu caminho na África. Direção: Fellipe Barbosa. Produtora: TvZERO.

HISTÓRIA ANTES DA HISTÓRIA
A animação traz a história de Dr. K, um velho senhor que gosta de caminhar bastante, sempre curioso e em busca de novos conhecimentos. Em uma de suas andanças, descobre objetos que o ajudam a entender as técnicas da animação. Direção:Wilson Lazaretti.


JOÃO, O MAESTRO
Quando criança, João Carlos Martins era considerado um prodígio do piano, conquistando a fama internacional. Um dia, no entanto, sofre uma paralisia que o impede de tocar. Ele insiste, mas é obrigado a abandonar a música. João Carlos Martins lança-se na política, carreira que traz problemas quando é acusado de fraudes. Ele retorna à vida de pianista, mesmo quando um problema médico retira parte de seus movimentos. Usando apenas uma das mãos, o músico realiza concertos e depois torna-se maestro. Direção: Mauro Lima. Produtora: LC Barreto e Filmes do Equador.

LA VINGANÇA
Dois amigos caem na estrada com destino a Buenos Aires, a bordo de um Opala laranja 72, com uma missão: conseguir ficar com o maior número de mulheres possível. Isso tudo é um plano para lavar a honra de Caco, um homem de trinta e poucos anos que pegou sua namorada na cama com um argentino. Direção: Fernando Fraiha e Jiddu Pinheiro. Produtora:Querosene Filmes e Paris Filmes.


O FILME DA MINHA VIDA
O jovem Tony decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas, seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor, e vê-se em meio aos conflitos e inexperiências juvenis. Direção: Selton Mello. Produtora: Bananeira Filmes.

POLÍCIA FEDERAL – A LEI É PARA TODOS
Depois de ser transferido para a divisão de crimes financeiros, Arthur da Veiga, Delegado da Polícia Federal, participa do caso BanPar no início dos anos 2000. Junto com a Delegada Sofia Morelli, Arthur investiga uma rede criminosa responsável por lesar o banco estatal em milhões de dólares. O caso ganha repercussão. No entanto, ao descobrir que grandes empresários, políticos e doleiros estão envolvidos, a Polícia Federal encontra dificuldade em colocar toda a organização criminosa para responder na justiça. Numa ação conjunta com o Ministério Público Federal e o apoio da justiça, a Polícia Federal monta a maior operação policial já realizada na história para desbaratar um sistema criminoso, envolvendo políticos, empreiteiros, banqueiros e operadores financeiros que desviaram milhões de dólares da maior empresa de energia do país. Bakharin está de novo na cadeia e, junto com ele, muitos outros. Encurralado, Bakharin propõe a delação premiada. Será o começo do fim? Direção:Marcelo Antunez.

POR TRÁS DO CÉU
Em um lugar tomado pela extrema pobreza, Aparecida, mulher forte do sertão, vive cheia de sonhos e esperança. Enquanto o marido Edivaldo leva uma vida amargurada por uma tragédia do passado, a jovem decide tomar uma atitude que pode mudar sua trajetória para sempre: partir para a cidade grande. Direção: Caio Sóh. Produtora:Cinema Bruto e Elixir Entretenimento.

QUEM É PRIMAVERA DAS NEVES
Trajetória da tradutora portuguesa Primavera das Neves, responsável por traduzir Alice no País das Maravilhas. Direção: Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado. Coprodução: Casa de Cinema de Porto Alegre, Globo Filmes e GloboNews.

REAL – O PLANO POR TRÁS DA HISTÓRIA
Brasília, maio de 1993. Após uma sequência de planos econômicos que não surtiram efeito, o país é levado à hiperinflação. Uma seleta equipe econômica, protegida em um bunker contra pressões políticas, mergulha na missão de reformar o Estado e criar o Plano Real. Direção:Rodrigo Bittencourt. Produtora: LightHouse.

Com informações da  Zero Hora

Expressoam:

This website uses cookies.