MANAUS – Um Projeto de Lei de relevância pra lá de duvidosa quer criar oficialmente em Manaus o “Dia do Gato”. O projeto é do vereador Aldenor Lima (União Brasil), marido da deputada estadual Joana Darc, família que está no poder, no Amazonas, usando a causa animal para ganhar votos.
De acordo com o Sistema de Apoio ao Legislativo (SAPL), o PL seria uma forma de incentivar políticas públicas para os felinos. Ainda que já exista esse tipo de política por outras formas. “Promover ações de conscientização sobre os direitos, cuidados e bem-estar dos gatos domésticos e comunitários”, diz o vereador, bastante criticado durante o seu mandato iniciado este ano.
Audenor e a deputada foram duramente criticados neste fim de semana, após usaram verba pública para participarem de um congresso internacional no Rio de Janeiro.
Somente em inscrição, o casal pagou R$ 5.843,80 para marcar presença no 50º Congresso Mundial da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA).
Desde o episódio da Capivara Filó, Joana Darc e o marido são alvo de críticas nas redes sociais por uso dos animais para benefício próprio, incluindo situação midiáticas.
Aldenor já defendeu a proibição do uso de focinheiras e ainda disse que médico de gente não por ser comparado com médico de animal.
Se aprovado, o PL do Dia Municipal do Gato vai para a sanção do prefeito David Almeida.
Veja o PL:
au