X
    Categories: Manaus

Maioria dos parlamentares do Amazonas vieram de outros Estados

ADVERTISEMENT

Manaus – A pesquisa  é um reflexo da população que reside no Amazonas, mas veio de outros Estados, uma vez que, segundo dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 13% dos habitantes do Estado são naturais de outras regiões.

Em Manaus,  29 parlamentares nasceram em outra  região. Segundo dados do IBGE, essa é uma demonstração da migração constante no Brasil.

A maioria dos políticos amazonenses são oriundos do Pará.  Entre eles  o senador Eduardo Braga (PMDB), natural de Belém, a deputada Conceição Sampaio (PP), natural da cidade de Alenquer, e o deputado estadual Sinésio Campos, natural de Santarém.

No âmbito municipal os vereadores Francisco Jornada (PDT), natural de Alenquer; o vereador Ewerton Wanderley (PPL), de Belém; Socorro Sampaio (PP), natural de Alenquer; e Rosivaldo Cordovil (PTN), vereador natural de Belém.

Em segunda posição  cearenses com vida politica no Amazonas começa pelo deputado  Francisco Souza (PTN), da cidade de Solonópolis, e Wanderley Dallas (PMDB), natural da cidade de Sobral. Os vereadores Mário Frota (PHS), nascido na cidade de Granja, Professora Jacqueline (PHS), natural da cidade de Russas, e o vereador que tem sua origem no nome Ceará do Santa Etelvina (DEM), nascido na cidade de Iguatu, completam a lista de nordestinos o deputado federal Alfredo Nascimento (PR), como representante, sendo ele natural da cidade de Martins (RN). O deputado estadual Vicente Lopes (PMDB) também é nordestino, sendo da cidade de Serrita (PE), e o vereador Marcel Alexandre (PMBD) é de Salvador (BA).

E em terceira posição estão os acrianos representados pelo deputado federal  Silas Câmara (PRB), que é natural de Rio Branco /Acre. Os deputados estaduais Augusto Ferraz (DEM), natural da cidade de Tarauacá, e Francisco Gomes (PSD), natural de Cruzeiro do Sul.

Seguindo o ritmo o Sudeste e a região Sul possui parlamentares, como o senador Omar Aziz (PSD), natural da cidade de Garça (SP), e os deputados Luiz Castro (Rede), e natural de São Paulo (SP), além de Carlos Alberto (PRB), do Rio de Janeiro (RJ) também a a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), natural de Videira (SC), deputado federal, Marcos Rotta (PMDB), natural de Cianorte (PR), e o deputado  José Ricardo (PT), nascido na cidade de Montenegro (RS).

Já o centro-oeste é representado pelo deputado federal Arthur Bisneto (PSDB), natural de Brasília (DF).

 

 

Expressoam:

This website uses cookies.