X
    Categories: Justiça

Juízes se sentem verdadeiros ‘reizinhos’, diz Marco Aurélio

ADVERTISEMENT

Brasília – O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo, disse na abertura do I Seminário de Processo Civil, na última segunda-feira (08/5), em Brasília, que os colegas se sentem soberanos na relação com os advogados.

“Nós muitas vezes constatamos que alguns colegas se sentem verdadeiros ‘reizinhos’, como se tudo pudessem, e se sentem num patamar superior ao dos advogados, do Ministério Público, da Defensoria Pública”, afirmou, sem citar nomes.

Para o ministro, o juiz “deve perceber acima de tudo, que não julga folhas, não julga papel, que se pronunciando mediante um conflito de interesses, define vidas humanas, destinos”.

“O juiz não deve olhar só a capa do processo. Deve levar em conta o conteúdo do processo. E cumprir também os elementos coligidos ao processo. A atuação do juiz também é uma atuação vinculada”, falou o ministro, que foi aplaudido pela plateia de advogados, estudantes e demais operadores do direito.

Ao falar da relação entre magistrados e advogados, o ministro recomendou que “na defesa dos interesses do cliente, do constituinte, o advogado não pode ter receio de desagradar quem quer que seja”. “O dever maior dele está na defesa com denodo dos interesses da parte que o contratou”, continuou. E aconselhou: o advogado “precisa atuar com rigor técnico, com altivez, mas não deve partir para a agressividade.”

Durante o I Seminário de Processo Civil, que teve o apoio do JOTA, foi lançada a Associação Brasiliense de Direito  Processual Civil (ABDPC), que será presidida pelo advogado Jorge Amaury Nunes. Com informações o JOTA.

Expressoam:

This website uses cookies.