Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Mundo

Café com pão na chapa pode ser cancerígeno; entenda

Expressoam Por Expressoam
23 de junho de 2018
no Mundo, Saúde
0
492
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

São Paulo – O famoso pãozinho na chapa, um dos alimentos preferidos na mesa do brasileiro, pode estar com os dias contados! Pesquisas recentes colocam ele na lista dos alimentos que podem causar câncer devido à uma substância chamada acrilamida.

Esta substância começa a se formar a partir do momento em que os alimentos passam do ponto para gratinado ou queimado e é caracterizada pela crosta escura. O perigo também está no café forte e outros alimentos que são submetidos a altas temperaturas e acabam passando do ponto ideal. O ponto certo dos alimentos tostados pode ser definido pela cor dourada.

A acrilamida se forma facilmente em alimentos com a combinação de carboidrato, proteína, água e calor. Cafeterias da Europa e Estados Unidos já estão alertando seus clientes para o perigo da substância em excesso. Quanto mais você tem a acrilamida no corpo, mais ela modifica o DNA da célula, o que pode resultar num câncer.

Estudos preliminares apontam que ela está geralmente associada ao câncer de mama, próstata e intestino. O médico metabolista, AlexandreTorelli, explica que o perigo está no consumo diário destes alimentos tostados,e não no consumo casual: “É difícil combater a substância porque ela se forma apartir do próprio alimento quando aquecido demais. ”É difícil não criar a acrilamida, a menos que você coma o alimento quase cru”, ressalta o médico.

Na Europa, os níveis da acrilamida em pães, cereais e cafés são fiscalizados desde o início do mês. Nos Estados Unidos, 90 comércios passaram a ser obrigados a alertar os clientes sobre o risco. No Brasil, no entanto, não há regulação e nem planos para reduzir o uso da substância.

Posts Relacionados

Funcionário de IML é preso após usar celular de morto para fazer Pix de R$ 7 mil para si

Mulher que fingia ser menina de 12 anos vira ré por enganar famílias e instituições

Mãe agride bebê de 5 meses em vídeo enviado ao pai para cobrar pensão; veja

Para evitar o excesso da substância no organismo, a orientação é consumir menos carboidratos e mais alimentos frescos, como frutas e saladas. No café, dê preferência para grãos pouco torrados. O médico Alexandre Torelli ainda ressalta a necessidade de se consumir os alimentos logo após o preparo: “Quando a batata vai ao forno e forma crosta, ela já formou acrilamida. Ela cria ainda mais quando é armazenada na geladeira”.

As informações são do r7.

C0rp0 em igarapé da ‘Ponte do 7’ é encontrado por moradores na Zona Norte de Manaus

10 de junho de 2026
A queda resultou em ferimentos graves no idoso. Foto: Reprodução

Idoso sofre gr@ves feriment0s ao cair de telhado e m0rr3 na Zona Centro-Sul de Manaus

10 de junho de 2026

Foragida que mat0u amante do marido em Manaus em 2007 é presa ao tentar fazer BO na delegacia

10 de junho de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago