X
    Categories: Brasil

Hackers invadem iFood e alteram nome de restaurantes para ‘Lula Ladrão’ e ‘Bolsonaro 2022’

ADVERTISEMENT

BRASIL | Usuários do iFood no Rio Grande do Norte que abriram o aplicativo durante a noite desta terça-feira (1º) perceberam que os nomes dos estabelecimentos comerciais e restaurantes foram trocados por ofensas a Marielle, Lula e mensagens de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Os ataques ocorreram dias após o fim da parceria entre o iFood e o Flow Podcast. Ainda não se sabe a origem dos ataques nem as reais motivações por trás da ação.

Dezenas de relatos nas redes sociais mostram que restaurantes no aplicativo foram exibidos com palavras e frases como “Lula Ladrão” e “Bolsonaro 2022”. Extrapolando até um certo “hackativismo”, zombarias com Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018, e falsas alegações como “Vacinas Matam” também apareceram no app para milhares de usuários.

O iFood não deu nenhuma declaração até o momento em que esta notícia foi fechada, também não disse se o ataque foi apenas no Rio Grande do Norte ou em todo o Brasil.

Até agora, este é o posicionamento enviado ao UOL:

“Na noite de hoje, 2 de novembro, o iFood identificou que alguns estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. Aproximadamente 6% dos estabelecimentos foram afetados. A empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores. Em investigações preliminares, a empresa informa que não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito”.

Expressoam:

This website uses cookies.