MANAUS (AM) – Hydala Cristina Cardoso de Souza, de 32 anos, foi presa na última quarta-feira (29), suspeita de desviar mais de R$ 500 mil de uma administradora de planos de saúde em Manaus, onde atuava como gerente financeira. A investigação aponta que ela teria falsificado documentos em nome dos sócios da empresa para contratar dezenas de empréstimos, inclusive junto a agências públicas de fomento. A prisão ocorreu na rua 5 de Abril, no bairro Santo Antônio, Zona Oeste da capital.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), durante a operação foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e quatro de imposição de medidas cautelares diversas da prisão. Também foi determinado o bloqueio de recursos financeiros de três investigados.
Segundo as investigações, após a liberação dos empréstimos para as contas da empresa, os valores eram desviados para contas pessoais da gerente e de outros envolvidos. Para viabilizar a aprovação dos financiamentos públicos, Hydala fotografava a estrutura operacional da empresa e encaminhava as imagens junto aos processos de crédito, ao mesmo tempo em que convencia os gestores de que as fotos seriam usadas para divulgação nas redes sociais. Os donos confiavam nela.
A polícia também identificou suspeitos de atuar em um esquema de intermediação para facilitar a concessão dos recursos junto a entidades públicas de fomento.
Na ação policial, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, documentos e computadores, que serão periciados. Hydala responderá pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento público e lavagem de capitais.