Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Meio Ambiente

Fóssil de maior e mais antiga ave já registrada é encontrado na Antártida

Expressoam Por Expressoam
21 de maio de 2016
no Meio Ambiente
0
491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

São Paulo –  Pesquisadores da Argentina encontraram nas cercanias da Base Marambio, na Antártida, um fóssil de um exemplar de uma ave correspondente ao período Eoceno (de 34 milhões a 56 milhões de anos atrás) que garantem ser a maior e mais antiga das que são conhecidas, segundo o governo do país.

“Trata-se de uma ave de mais de seis metros de envergadura de asa, a maior e a mais antiga da qual se tem registro”, afirmou neste sábado o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

 O exemplar é de uma ave da família Pelagornithidae, descoberto por especialistas do Instituto Antártico Argentino (IAA), da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), do Museu de História Natural da Província do Pampa (MHN) e da Fundação de História Natural Félix de Azara.

O Ministério destacou que a descoberta de um úmero incompleto durante a campanha antártica de 2014 facilitou a revisão de todos os pelagornítidos antárticos conhecidos até então, o que permitiu um avanço “considerável” no conhecimento da diversidade e da evolução deste grupo de aves, cuja extinção ocorreu há 3 milhões de anos.

Marcos Cenizo, diretor do MHN, disse à “Agência CTyS”, da Universidade de la Matanza, que o comprimento da peça achada “é maior que o do Pelagornis sandersi, que é o maior pelagornítidos que se conhecia até o momento”.

Segundo o estudo, este grupo de aves, que chegou a se espalhar por todo o mundo pouco tempo depois da extinção dos dinossauros, tinha asas que lhe permitia atravessar grandes distâncias, e seus leves ossos possibilitavam que pegasse altura aproveitando as correntes de ar.

Posts Relacionados

VÍDEO: Incêndio atinge área de mata na AM-070

Reportagem mostra como combate a crimes na Amazônia está interligado com a necessidade de preservar

Manaus com prejuízos após chuva e até tromba d’água no rio assusta moradores; veja vídeo

Há 50 milhões de anos, segundo as mais recentes pesquisas, começou um período de aquecimento da temperatura dos oceanos que provocou uma grande produtividade biológica dos mares antárticos.

Portanto, os pelagornitídios e os pinguins teriam tido alimento suficiente para poder desenvolver tamanhos tão grandes, disse a agência estatal argentina “Télam”.

[impulsosocial] [impulsosocial_popup]

 

O caso expôs, mais uma vez, as falhas no acolhimento a vítimas fora dos dias úteis. Foto: Reprodução

Mulher tem a cara r3talhad@ por ex-companheiro e não encontra delegacia para registro em Manaus

25 de abril de 2026
Mais tarde, a comitiva estará no Centro de Eventos Juracema Holanda. Foto: Thiago Poncio / Assessoria MC

‘Tropa da Professora’: Maria do Carmo e comitiva arrastam multidão em Itacoatiara

25 de abril de 2026
As vítimas foram identificadas como José Fluvial, de 25 anos, e um rapaz conhecido apenas como "Loirinho". Foto: Reprodução

Em carro, dupla sofre atentad0 e leva vários t1r0s em Coari; veja o vídeo

25 de abril de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago