MANAUS = Sem nenhuma outra alternativa para melhorar o sistema de transporte coletivo, o prefeito de Manaus fez uma preocupante “ameaça” ao usuário do sistema de transporte público em Manaus. David Almeida disse que se a Justiça não autorizar o reajuste o sistema vai colapsar e a população ficará a pé.
David Almeida tenta desde o começo do ano reajustar de R$ 4,50 para R$ 5,00 os valores pagos na catraca. Mas foi duas vezes barrado na Justiça. Em entrevista à BandNews Difusora FM nesta quarta-feira, (26/02), o prefeito defendeu o reajuste.
“O que nós estamos fazendo? Ajustando as nossas despesas, aumentando a receita para termos recursos e fazermos os investimentos necessários. Todas as cidades do Brasil, de capital, aumentaram a passagem, só não Manaus”.
Para David Almeida, o reajuste é justo, apesar do transporte sucateado da cidade. “Vamos mostrar com números a necessidade do aumento em função exatamente dessa questão de podermos ter recursos para investimento, e outra, de manter o sistema funcionando. O sistema, do jeito que está, vai entrar em colapso”, disse.

A Justiça tem negado o reajuste por entender que não se justifica diante do caos, paradas de ônibus lotadas e ônibus em estado de conservação precária. “O que nós queremos é equacionar as despesas do transporte coletivo, porque hoje é a terceira maior despesa da Prefeitura, a primeira despesa é Educação, segunda é Saúde, o terceiro é transporte coletivo e a quarta é o lixo”.
A juíza Etelvina Lobo Braga, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Manaus, discorda e barrou o reajuste. Assim como o Ministério Público, que marcou uma audiência de conciliação no dia 6 de março, às 10h, no Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, e está apurando a necessidade de mais esse arrocho no bolso do manauara.