X

Conheça a Pisonia grandis: a árvore que mata pássaros

ADVERTISEMENT

São Paulo – “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe.” Se a máxima do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau faz você refletir. Mas se o seu negócio for saber das tendências inatas das plantas, e não dos seres humanos, você está no lugar certo. Pois a Pisonia grandis, árvore comum em praias e ilhas do Índico e do Pacífico, não deixa dúvidas sobre seu caráter: ela é má por natureza, e mata pássaros “por diversão”.

Aberturas dramáticas à parte, não, a P. grandis não tem planos de dominar o mundo – ela faz tudo sem querer. Por uma dádiva ambígua da evolução biológica, suas longas sementes, embebidas em um material pegajoso e cobertas de pequenos ganchos, grudam nas penas do trinta-réis-preto (Anous minutus). Em pequenas doses, isso é ótimo: quando o simpático pássaro preto levanta voo, acaba dando carona aos grãos “com velcro” – que se espalham por aí dando origem a novas árvores.

Acontece que às vezes a planta pesa na dose de cola – e o minutus fica com tantas sementes Super Bonder acumuladas nas costas que não consegue mais sair do lugar. O animal morre de inanição aos pés da árvore ou em seus galhos, sem disseminar as sementes por aí.

Por Bruno Vaiano da Super Interessante 

Expressoam:

This website uses cookies.