MANAUS (AM) – O colombiano Efrén Ipuz Prada, suspeito de comandar a movimentação financeira do Comando Vermelho (CV) no Amazonas, foi preso na última sexta-feira (2), em Manaus, pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do estado (FICCO/AM). O investigado já era alvo da Operação Xeque-Mate, deflagrada em outubro de 2025 para desarticular a organização.
Segundo as autoridades, Prada passou mais de um ano na Colômbia usando identidades falsas e submetendo-se a cirurgias estéticas para tentar escapar da polícia. Sua função no grupo criminoso era administrar e lavar recursos ilícitos por meio de empresas de fachada no setor de marketing, além de movimentar valores via criptomoedas e fintechs para ocultar a origem do dinheiro.
A prisão foi realizada com apoio do Adido da Polícia Federal na Colômbia, por meio de cooperação internacional da Interpol baseada em uma Difusão Vermelha. Após a formalização da captura, será solicitada a extradição do suspeito para o Brasil, onde responderá pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico.