X

Caso Benício Xavier: COREN-AM suspende técnica de enfermagem envolvida em mort3

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) determinou, na última segunda-feira (1º), a suspensão cautelar do exercício profissional da técnica de enfermagem Raiza Bentes Paiva. A decisão está relacionada ao caso do menino Benício Xavier, de 6 anos, que morreu após receber uma dose incorreta de adrenalina no Hospital Santa Júlia, na madrugada do dia 23 de novembro.

Em decisão unânime, a Câmara de Ética do Conselho entendeu que a profissional infringiu o regulamento do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). O coordenador da câmara, Zilmar Filho, justificou a medida citando “a extrema gravidade dos fatos imputados” à técnica.

O caso, que já era investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), teve um desdobramento nesta quinta-feira (4), quando Raiza Bentes Paiva e a médica Juliana Brasil Santos passaram por uma acareação. A médica já havia admitido, em documento enviado às autoridades, o erro na prescrição do medicamento que levou ao óbito da criança.

Segundo o delegado Marcelo Martins, titular das investigações, a polícia também apura a hipótese de que falhas no procedimento de intubação do paciente podem ter contribuído para o desfecho fatal. O órgão ministerial e a polícia seguem com as apurações para determinar as responsabilidades no caso.

 

Redação:

This website uses cookies.