X
    Categories: Coronavírus

Capacete criado no Ceará pode reduzir internações em UTI por covid-19 em até 60%

Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

ADVERTISEMENT

CEARÁ| Pesquisadores do Ceará desenvolveram um capacete capaz de reduzir internações em Unidades de Terapia Intensiva  (UTIs), por covid-19 em até 60%,  de acordo com a comprovação dos testes. Elmo, um mecanismo de respiração artificial não invasivo, é capaz de ajudar pacientes em intubação pela doença.

Recentemente, a Secretaria da Saúde do Ceará doou ao estado do Amazonas – que enfrentou a partir das primeiras semanas de janeiro o momento mais grave da pandemia – 65 unidades do aparelho e capacitou profissionais da saúde para utilizá-lo em pacientes internados com o novo coronavírus.

“A ideia do Elmo surgiu em abril de 2020, na primeira onda da pandemia aqui no Brasil, como uma iniciativa de várias instituições para achar soluções para a falta de respiradores e leitos”, explicou à CNN o médico pneumologista e intensivista Marcelo Alcantara Holanda, Superintendente da Escola de Saúde Pública (ESP) do Ceará e idealizador do Elmo.

“Mas, em vez de produzir um respirador mecânico do zero, algo que nunca foi feito no Ceará, coloquei essa ideia de fazer um capacete que pudesse ser uma interface, um dispositivo para administrar oxigênio com segurança ao mesmo tempo em que fornece uma pressão nas vias aéreas, facilitando a entrada e a saída de ar no pulmão que está doente”, completou.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.