X

Advogados pres0s em operação ajudavam na logística, recados e lavagem de dinheiro do CV em Manaus, diz PF

A defesa dos quatro advogados afirmou ainda não ter tido acesso aos autos do inquérito e negou o envolvimento dos profissionais com a facção. Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – Os quatro advogados presos sob suspeita de exercer múltiplas funções para beneficiar o Comando Vermelho no Amazonas (CV), segundo a Polícia Federal, utilizavam suas prerrogativas profissionais para repassar ordens, lavar dinheiro e coordenar o tráfico de drogas internacional. A “Operação Roque”, deflagrada nesta quinta-feira (6), revelou que os profissionais integravam um núcleo jurídico e operacional da facção no sistema prisional estadual.

Segundo as investigações, Janai de Souza Almeida (OAB 13996/AM), Ramyde Washington Abel Caldeira Doce Cardozo (OAB 12029/AM), Gerdeson Zuriel de Oliveira Menezes (OAB 11164/AM) e Alisom Joffer Tavares Canto de Amorim (OAB 16260/AM) usavam o direito de visita profissional para transmitir bilhetes, ordens criminosas e valores financeiros entre líderes presos e integrantes da facção em liberdade.

As funções atribuídas ao grupo incluíam desde o repasse de comandos para pontos de venda de drogas até a lavagem de capitais, apoio logístico ao transporte de entorpecentes da Colômbia e mediação de represálias e acordos com facções de outros estados.

A estrutura permitia que a facção mantivesse o controle das operações criminosas mesmo com suas principais lideranças presas ou foragidas. Alan Índio, apontado como o principal líder da organização no estado e um dos 13 conselheiros nacionais do Comando Vermelho, continua foragido e era um dos responsáveis por dar as ordens.

A defesa dos quatro advogados afirmou ainda não ter tido acesso aos autos do inquérito e negou o envolvimento dos profissionais com a facção, ressaltando que se limitavam a exercer a advocacia criminal. A Ordem de Advogados do Brasil- seccional AM acompanhou o cumprimento dos mandados através de membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, reafirmando em nota seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e a assistência aos advogados.

Redação:

This website uses cookies.