X

Achando que Manaus só tem indígena, ex-deputado critica Isabelle Nogueira no BBB: ‘Não é índia original’

O ex-deputado detalhou as características físicas da cunhã-poranga. Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

BRASIL – O ex-deputado Arthur do Val (União Brasil – SP), que teve o mandato cassado por quebra de decoro resolveu analisar os participantes do Big Brother Brasil 2024, no YouTube, e criticou a participação da amazonense Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Garantido. Para ele, ela não é uma representante típica do estado.

Demonstrando falta de conhecimento sobre o Amazonas, o ex-deputado e youtuber viu o vídeo de apresentação de Isabelle e falou sobre suas características físicas que, segundo ele, nada têm a ver com pessoas que são amazonenses e “índias”.

“Pra você ver. A ‘índia’ do Big Brother nada tem a ver índia. Roupa coladinha, dente brancão, chama Isabelle. Não é uma índia original. Será que a ministra Sônia Guajajara se sente representada?”, disse ele, mostrando ainda não saber que o uso correto é “indígena” e não “índio”, a forma pejorativa considerada pelos povos indígenas.

A Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, conhece a cunhã-poranga e contrariando o ex-deputado, demonstrou torcida para Isabelle logo que ela foi anunciada e falou sobre “representantes da cultura popular da Amazônia”. A ministra fez a postagem com uma foto ao lado da amazonense.

Isabelle nasceu em Manaus, não é indígena, mas ressalta que possui traços por conta da parte da família que é Sateré Mawé. Além de morar na capital, a “sister” fez graduação, se formou em Letras-Língua Espanhola e tem falado no reality, diariamente, sobre a cultura do povo nortista e o Festival Folclórico de Parintins, gerando debates nas redes sociais sobre sotaque, turismo e a falta de visibilidade do Norte.

 

 

 

Expressoam:

This website uses cookies.