Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Governo

Governador Roberto Cidade acompanha início do 100º implante coclear realizado pelo Governo do Amazonas

Redação Por Redação
31 de maio de 2026
no Governo
0
O governador Roberto Cidade acompanhou, neste domingo (31), o início do centésimo implante coclear. Foto: Divulgação/Secom

O governador Roberto Cidade acompanhou, neste domingo (31), o início do centésimo implante coclear. Foto: Divulgação/Secom

496
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – O governador Roberto Cidade acompanhou, neste domingo (31), o início do centésimo implante coclear realizado pelo Governo do Amazonas, no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz. A marca histórica consolida a unidade como referência em cirurgia otológica de alta complexidade na Região Norte, e representa o avanço da assistência especializada oferecida à população amazonense.

Durante a visita ao hospital, Roberto Cidade destacou a importância do procedimento para a transformação da vida dos pacientes e de suas famílias.

“É um dia histórico para o Estado do Amazonas com o centésimo procedimento coclear. Eu fico muito feliz em poder estar aqui na condição de governador. É o Governo do Amazonas trabalhando em parceria com o SUS e salvando vidas, mudando a história dessas pessoas que precisavam de um transplante como esse, algo que não acontecia antes aqui no nosso estado e, hoje, o Delphina Aziz já é uma referência”, afirmou o governador.

Além de ultrapassar a marca de 100 implantes cocleares realizados, a programação cirúrgica do dia também contemplou a implantação de uma Prótese Auditiva Ancorada ao Osso (Baha), ampliando as opções terapêuticas para pacientes com deficiência auditiva.

O procedimento de número 100 integra uma trajetória iniciada em abril de 2023, quando o Hospital Delphina Aziz realizou a ativação do primeiro implante coclear da história do Amazonas pelo SUS. Desde então, o serviço vem transformando vidas por meio de uma linha de cuidado completa, que inclui diagnóstico especializado, cirurgia, acompanhamento fonoaudiológico, suporte multiprofissional e reabilitação contínua.

Posts Relacionados

Governador Roberto Cidade anuncia mudança no comando da Saúde e destaca avanços alcançados pela SES-AM

Ao lado do presidente Lula, governador Roberto Cidade destaca investimentos históricos e reforça avanço das obras na BR-319 no Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria obras do Centro de Atenção Integral Juventude TEA, em Manaus

Entre os beneficiados está o pequeno Ismael, de três anos, que perdeu a audição após contrair meningite bacteriana. A mãe da criança, Jariane Silva, de 23 anos, relatou a emoção de acompanhar a possibilidade de o filho voltar a ouvir e desenvolver a comunicação.

“Quando eu descobri que ele poderia obter a audição dele, meu coração transbordou de alegria em saber que, finalmente, vou poder me comunicar com ele e que ele vai poder se comunicar com as pessoas. Agradeço ao Governo do Estado por proporcionar isso para todas as mamães que estão passando por esse momento também”, declarou Jariane Silva.

O implante

Conhecido como “ouvido biônico”, o implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta complexidade implantado cirurgicamente na cóclea, estrutura localizada no ouvido interno. O equipamento capta os sons externos e os transforma em estímulos elétricos enviados diretamente ao nervo auditivo, permitindo que pessoas com perda auditiva severa ou profunda possam voltar a perceber sons.

A ativação do implante coclear é feita 30 a 40 dias após o procedimento. Em seguida, inicia-se o processo de programação e adaptação do paciente ao implante coclear em consultas fonoaudiólogas.

O sucesso do tratamento depende não apenas da cirurgia, mas também do acompanhamento terapêutico contínuo, especialmente nos primeiros anos de vida, período fundamental para o desenvolvimento da linguagem. Em adultos que perderam a audição ao longo da vida, o implante representa a possibilidade de retomada da comunicação, da autonomia e da convivência social.

Tags: cirurgiaGovernador Roberto CidadeGoverno do AmazonasHospital Delphina Azizimplante coclear

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago