Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Amazonas

Wilson Lima encaminha, à Assembleia, projeto de planejamento do Governo, o Plano Plurianual 2020-2023

Expressoam Por Expressoam
30 de setembro de 2019
no Amazonas, Economia
0
504
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

Manaus – O Governo do Amazonas encaminha, nesta segunda-feira (30/09), à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), o projeto do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. Segundo o governador Wilson Lima, pela primeira vez, o PPA foi construído a partir de consultas e oficinas públicas, do envolvimento de todos os gestores da rede pública estadual e com a participação do Programa do Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD).

Foram quatro meses de trabalho, que tiveram início com a Consulta à Sociedade, na qual os cidadãos puderam apontar quais os projetos que consideravam prioritários para a melhoria das condições de vida no estado. As consultas foram feitas por meio de aplicativos digitais e/ou participação presencial. No total, foram 12.650 sugestões encaminhadas e 4.044 participações dos cidadãos de todos os municípios do Amazonas.

Wilson Lima destacou a importância da participação popular na construção do PPA, um instrumento fundamental de planejamento da administração pública que define diretrizes e metas governamentais para um período de quatro anos. “É a partir do PPA que são definidas as políticas públicas mais adequadas ao atendimento das demandas da população. Por isso foi fundamental ouvir a população porque o PPA é que norteia os programas do Governo e a definição de prioridades no orçamento do Estado”, afirmou.

Como resultado das consultas, foram definidas as diretrizes estratégias do Governo para os próximos quatro anos e 18 programas estruturantes, informou o titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jório Veiga.

As diretrizes são a qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável e a modernização da gestão pública. Os programas estruturantes incluem ações nas áreas de saúde, educação, segurança, infraestrutura, meio ambiente e sustentabilidade.

Posts Relacionados

No AM, homem é pr3s0 após tentar m@tar a esposa que decidiu sair de casa e levar os filhos

Homem m0rr3 af0gad0 em igarapé em Presidente Figueiredo enquanto fazia serviço

Presidente David Reis recebe vereador de Autazes para fortalecer diálogo institucional entre os municípios

Entre os programas estruturantes está o Saúde Integral, que tem como meta garantir o acesso à integralidade, ao atendimento humanizado e à qualidade da atenção em saúde. Destacam-se, também, o programa Educação Transformadora, que prevê ações para transformar o Estado através da educação; e o programa Amazonas pela Paz, que tem como meta garantir às pessoas um ambiente seguro, sem violência e criminalidade.

Os recursos do primeiro ano de vigência do PPA, em 2020, estarão alocados no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), o qual prevê, em sua totalidade, R$ 18,744 bilhões.

Fotos: Diego Peres/Secom

Desenvolvimento Sustentável – A construção do PPA do Amazonas este ano teve como diferencial o alinhamento do planejamento do Governo com a Agenda 2030 Brasil – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD). Os ODS buscam promover o bem-estar, qualidade e humanização no atendimento ao cidadão, a promoção do crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego, trabalho e a melhoria dos serviços públicos, foi o grande avanço na elaboração do projeto.

A adequação do PPA aos 17 ODS e suas 169 metas facilitou, do ponto de vista técnico, a priorização das ações, definidas em oficinas de trabalho.

Nestas oficinas foram definidos aceleradores de desenvolvimento, que são políticas, programas ou projetos que agilizam o progresso com a racionalização dos investimentos públicos, e direcionadores, que são caminhos prioritários para a implementação dos aceleradores.

Jovem m0rr3 após perder controle de moto ao tentar ultrapassagem e b4ter em poste em Manaus

11 de março de 2026

Hospital João Lúcio procura familiares de idoso internado após agressã0 em Manaus

11 de março de 2026

Dupla foge para área de mata ao ver Rocam, mas é presa com dr0gas na zona oeste de Manaus

11 de março de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago