MANAUS – O criador da eco barreira, pesquisador e ambientalista Diego Saldanha, foi às redes sociais criticar a postura do prefeito David Almeida sobre o equipamento que ele criou e que agora está sendo usado pela Prefeitura de Manaus. Diego disse que o prefeito não tem o direito de continuar dizendo que foi um funcionário da gestão dele quem criou o equipamento, que, na verdade é usado por Diego há mais de 10 anos.
“Vi o vídeo do prefeito de Manaus dizendo que um funcionário dele inventou a eco barreira. Só pra esclarecer: eu atuo com esse projeto há mais de 10 anos”, pontuou.
David usa a eco barreira como propaganda da gestão dele. Apesar de Manaus ser uma das cidades com piores índices de poluição e ter os igarapés poluídos, a eco barreira de Diego é usada pelo prefeito para defender sua política ambiental.
“Fico feliz em ver mais cidades aderindo, mas é fundamental reconhecer e respeitar quem veio antes. Isso não é sobre ego — é sobre verdade”, comentou Diego.
“Significa falta de respeito comigo e com o projeto que eu trouxe para cá a tantos e tantos anos”, ponderou.
ECOBARREIRAS
As Ecobarreiras são feitas com galões, cordas e redes, amarradas de ponta a ponta. Assim, conseguem segurar o lixo “pesado” descartado nas águas e levados pelas correntezas.
Em algumas regiões, dependendo de sua localidade, as barreiras impedem também que toda essa quantidade de lixo avance para o mar, com destaque para os resíduos plásticos, campeões da poluição oceânica.
Diego deu o pontapé e começou a usar o equipamento rio Atuba, localizado na região metropolitana de Curitiba (PR). Hoje, várias capitais usam as Ecobarreiras.
.