Um recém-nascido de apenas 5 dias é um dos símbolos de sobrevivência no naufrágio da lancha “Lima de Abreu”, ocorrido na tarde desta sexta-feira (13) na região do Encontro das Águas, em Manaus. A embarcação, que seguia para Nova Olinda do Norte com dezenas de passageiros a bordo, virou após ser atingida por ventos fortes e banzeiros, deixando ocupantes à deriva no Rio Negro.
Em meio ao caos e à correnteza, uma cena de fé e resistência emocionou quem acompanhava o resgate. Um vídeo divulgado por testemunhas mostra uma mulher, visivelmente emocionada, relatando o momento em que o bebê foi salvo. Segundo ela, a criança estava dentro de um cooler que flutuava sobre as águas.
“Esse bebê aqui, de cinco dias, ele veio dentro de um cooler. Parece que foi Deus que jogou ele dentro de um cooler e arrastou. Deus arrastou ele para a beira do barco. Foi quando pegaram o cooler”, relatou a mulher, segurando a criança nos braços.
Ela também explicou que a mãe do bebê, que passou por uma cesariana há menos de uma semana, estava entre os passageiros. “A mãe foi só ter em Manaus e voltou. Aqui a mãe é operada. Fez uma cesárea”, completou, revelando ainda que a bebê tem 35 semanas.
As imagens mostram dezenas de pessoas sendo resgatadas por barcos particulares que passavam pelo local. Colchões, bolsas e objetos pessoais boiavam ao lado dos sobreviventes, que foram puxados para dentro das embarcações de forma improvisada.
A Marinha do Brasil foi acionada e deve investigar as causas do acidente, além de verificar a regularidade da documentação da lancha e o cumprimento das normas de segurança.