X

Turista é atacado por tubarão em Fernando de Noronha

ADVERTISEMENT

Recife – Às vésperas do réveillon, um novo ataque de tubarão foi confirmado em Fernando de Noronha. Na tarde desta sexta-feira, um turista de São Paulo, de 49 anos, estava tomando banho na Praia do Leão quando houve o ataque. De acordo com a nota divulgada pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), o incidente aconteceu às 14h30. “O banhista estava na zona de arrebentação das ondas do mar, quando um tubarão se aproximou (provavelmente um tubarão limão), ocasionando um contato que causou ferimentos leves no banhista”. O turista foi atendido no Hospital São Lucas e passa bem. A direção do hospital não repassou mais informações sobre o estado de saúde da vítima.

Ao conversar com pesquisadores do ICM Bio, a vítima contou que sentiu o choque e percebeu que tinha um animal mordendo sua perna. Ele teria reagido com socos e o tubarão fugiu. A região onde ocorreu o incidente é muito frequentada pelos tubarões da espécie limão. “A marca na perna no banhista é compatível com a mandíbula de um tubarão limão com cerca de um metro e 20 centímetros de comprimento”, analisou o engenheiro de pesca Léo Veras, especialista em tubarões.

Para Leo Veras, deve ter havido um erro de identificação. “Eu acredito que foi um caso clássico de erro de identificação, quando o tubarão confunde o humano com uma presa natural. Isso geralmente ocorre na região turva da arrebentação, quando o animal não tem condições de identificar visualmente a pessoa. É como se o homem e o tubarão tivessem esbarrado e o animal reagiu defensivamente provocando leve ferimento”, disse Veras.

Segundo o ICM Bio, incidentes do tipo são raros em Fernando de Noronha, mas o arquipélago é uma área natural e rica em biodiversidade e alguns riscos precisam ser assumidos pelos visitantes e ilhéus. O Instituto recomenda que não se entre desacompanhado no mar, evitar estar na água com objetos brilhantes, não tentar tocar, perseguir e levar iscas para atrair espécies da vida marinha; assim como evitar estar dentro do mar nas zonas de arrebentação das onda do mar; e ainda evitar o banho de mar  na madrugada, início da manhã e no entardecer.

Outros casos

Em dezembro do ano passado, outro turista foi atacado por tubarão na ilha. Márcio de Castro, do Paraná, foi mordido na Praia do Sueste. O visitante perdeu a mão e parte do braço. Na época, os especialistas concluíram que o ataque foi causado por um tubarão da espécie tigre.

 

Expressoam:

This website uses cookies.