Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Coronavírus

Três meses de luta, lágrimas e fé até a vitória contra a Covid em Manaus: “A vida do Jair é um milagre”

Redação Por Redação
23 de março de 2021
no Coronavírus
0
491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

IRANDUBA-AM| 90 dias lutando contra um inimigo invisível e  cruel. Três meses lutando pela vida. Falta de ar, cansaço, intubação, sequelas e tudo mais que a Covid-19 podia usar como arma, todas elas vencidas pela funcionário público Jair Marques, de 50 anos, filho do município de Iranduba e que nesta terça-feira (23) contou com exclusividade sua história de superação nesta pandemia. 

A batalha começou no dia 16 de janeiro deste ano, no momento que o Estado enfrentava a segunda onda da Covid-19 e muitos morriam nos hospitais. Uma das sobrinhas do vigia, desesperada, publicou nas redes sociais um vídeo pedindo socorro.

A irmã de Jair, Maxiléia, foi à luta e hoje colkhe a vitória. “Ele passou 15 dias doente em casa, indo e voltando para o hospital até que internaram. Teve um dia que eu cheguei lá, ele estava morrendo. Estava com os pés, mãos e corpo praticamente desfalecidos. Me disseram que precisavam intubar. Não aceitei! Eu sabia que não ia aguentar. Por que meu irmão é obeso, hipertenso, cardíaco e estava com os pulmões comprometidos. A gente cantava bem baixinho e ele cantava com dificuldade”, revelou, fortemente emocionada.

BATALHA

Naquele momento, não havia leitos para pacientes vindos do interior. “Eu cheguei ao hospital e um enfermeiro me chamou e disse – você precisa transferir seu irmão, mas só vai conseguir isso na Justiça – foi o que eu fiz, liguei para alguns advogados mas eles cobravam o olho da cara e não tinha dinheiro e estava ficando sem tempo. Então, agi com Deus. Segurei firme nas mãos do Senhor e bati na porta do Ministério Público. Para onde me mandavam eu ia. Bati em várias portas até que uma vez me avisaram que eu tinha conseguido”, relembra a irmã, que fez o papel de mãezona.

Posts Relacionados

Candidato passa em concurso, mas é impedido de assumir cargo por não está vacinado contra Covid

Sambódromo alcançou 545 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19 e funciona até este sábado (07/05)

Amazonas aplica a quarta dose da vacina contra Covid-19 em idosos acima de 70 anos a partir deste sábado (19)

Mas não foi só ela. Os demais 10 irmãos se uniram na fé e na luta. “Meus irmãos e irmãs foram guerreiros. Enquanto eu estava no hospital, eles ficavam em casa, de joelhos. Quando um parava o outro começava. Assim foram esses três meses. Até que alguns se recuperaram e puderam vir ajudar no hospital”, disse.

A MORTE DO MEU LADO

Segundo Maxiléia, durante os 90 dias, Jair lhe revelou que viu a morte de perto. “Ele dizia que via coisas nas paredes. No dia 29 de janeiro me chamaram era 2h da manhã para falar que precisavam intubá-lo porque não tinham mais nada para fazer. Ele puxava o ar e gritava de dor”, revelou Maxiléia, chorando ao telefone.

Foram 12 dias assim, no Delphina. Em seguida, uma transferência para o Hospital Geraldo da Rocha, no bairro Colônia Antônio Aleixo, sinal de que o jogo virou. 

SEQUELAS

Hoje, em casa, a batlaha não acabou. Assim como muitos que entram na lista dos recuperados e seguram a plaquinha, o confronto é com as sequelas. “Meu irmão ficou muito agressivo. Teve uma vez que precisaram amarrá-lo para poder conter. A Covid-19 também fez ele ter amnésia, esqueceu da gente. Não falava mais. Paralisou os rins e emagreceu 40 quilos. Meu irmão pesava 130 quilos e hoje está com 90. A luta foi grande”.

Agora Jair vai precisar reaprender praticamente tudo. “Tem horas que ele faz xixi sem perceber. Já lembra da gente. Fala devagar e vai precisar fazer fisioterapia”.

Mesmo com tanto sofrimento, Jair Marques é guerreiro, é vencedor. “A vida do Jair é um milagre e agora ele me chama de mãe. Deus permitiu que ele ficasse conosco… Venceu a Covid19 e todas as sequelas que foram deixadas, venceremos também ou melhor já venceu. Eu creio louvado seja Deus! Obrigado a todos pelas orações… família, famíliares, amigos de longe e de perto e principalmente a Deus toda nossa gratidão. Jair voltou para o lar”.

Tags: CovidManaus
Polícia muda estratégia, usa drones à noite e intensifica caçada a pai m4t0u o filho de 3 anos

Polícia muda estratégia, usa drones à noite e intensifica caçada a pai m4t0u o filho de 3 anos

23 de janeiro de 2026

Motociclista morre após ser atingido por picape na Estrada da Ponta Negra

23 de janeiro de 2026
Polícia divulga foto de idoso de 63 anos que desapareceu no bairro Colônia Antônio Aleixo

Polícia divulga foto de idoso de 63 anos que desapareceu no bairro Colônia Antônio Aleixo

23 de janeiro de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago