MANAUS (AM) – A deputada estadual Débora Menezes (PL-AM) protagonizou um constrangimento político ao apresentar um projeto de lei copiado de um parlamentar da Paraíba, Galego Souza (PP-PB), sem sequer alterar corretamente os termos referentes ao estado. O caso expõe a prática do “ctrl+C e ctrl+V” na política e levou a deputada a precisar corrigir o texto às pressas após a repercussão negativa.
O projeto de Débora Menezes, que propõe a valorização de símbolos nacionais e estaduais nas escolas públicas do Amazonas, é uma cópia quase idêntica ao apresentado dias antes pelo deputado paraibano. A única diferença estava na justificativa, mais longa na versão amazonense.
Porém, no momento de adaptar o texto, a deputada esqueceu de trocar todas as referências à Paraíba, deixando no documento original menções ao Hino da Paraíba e à bandeira paraibana como se fossem símbolos do Amazonas. O erro foi flagrado após a publicação do projeto no sistema Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
A justificativa da deputada
Questionada, a assessoria de Débora Menezes afirmou que houve um “erro de edição” no momento do protocolo. Em nota, disseram que o objetivo é promover o respeito aos símbolos nacionais e estaduais do Amazonas e que o texto já foi corrigido.
O caso gerou piadas e críticas nas redes sociais, com usuários ironizando a falta de originalidade e o descuido na elaboração de projetos de lei.









