Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Saúde

Titular da Susam discute reformulação da rede estadual de Saúde Mental do Amazonas

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus Por Colaboração para o Expresso AM, em Manaus
17 de junho de 2020
no Saúde
0
491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

MANAUS-AM| Dando continuidade ao trabalho de reformulação da rede estadual de saúde do Amazonas, a secretária de Estado de Saúde, Simone Papaiz, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (17/06), com a coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Na pauta de discussão, a construção de um plano de reordenamento do atendimento realizado na rede atualmente.

De acordo com análises da Organização Mundial de Saúde (OMS), os impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) na saúde mental das pessoas já são extremamente preocupantes, principalmente por conta de fatores como isolamento social, medo de contágio, perda de familiares e a questão econômica.

Por esse motivo, a titular da Susam, Simone Papaiz, destacou a necessidade imediata de discussão de novos fluxos de atendimentos e da humanização do serviço que hoje é ofertado pelo Governo do Amazonas por meio da Susam.

“A questão da saúde mental no Estado precisa ser revista e, por isso, já estamos trabalhando para a elaboração de um plano que torne o atendimento que oferecemos muito mais amplo. Precisamos modernizar a visão do Estado sobre o assunto, garantindo tratamento que atenda de fato às necessidades dos pacientes”.

A secretária destacou, ainda, que a rede precisa tornar o acesso ao tratamento psicossocial democrático e que o objetivo é ofertar esse tipo de atendimento de forma descentralizada, estando presente em várias zonas da cidade.
Ampliação dos CAPs – A coordenadora da rede, Helione Lima Pontes, fez a primeira apresentação do plano elaborado pela equipe técnica da secretaria. A ideia, segundo a proposta, é que o Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro seja desativado e leitos de internação para pacientes da rede sejam habilitados em hospitais com atendimento adulto e infantil, para o atendimento de pacientes em fases agudas dos transtornos.

Paralelamente a isso, outra ideia proposta pela coordenação é a ampliação dos serviços oferecidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), permitindo que mais pessoas tenham acesso ao tratamento, com apoio de uma equipe multidisciplinar, evitando que os problemas sejam agravados.
“Precisamos tratar a saúde mental com a ideia de contenção de danos e a oferta desse atendimento e acompanhamento desses pacientes por meio dos CAPs vai permitir a realização desse trabalho”, destacou a secretária, ressaltando que novas reuniões acontecerão, nas próximas semanas, para a finalização do plano e execução das propostas.

Fotos: Divulgação/Susam

Posts Relacionados

Vídeo: servidora da Prefeitura de Manaus chama autistas de doid0s: ‘hoje em dia tudo é autista’

Vídeo: mulher que teve m0rte cerebral em Manaus volta do c0ma: ‘a fé tem que ser maior que as d0res’

Anvisa proíbe venda de creme dental da Colgate

Tags: #redeestadual#reformulação#saudemental#susam
Todos foram autuados em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ato obsceno, conforme o artigo 233 do Código Penal. Foto: Reprodução

Vídeo: Durante ocorrência, PMs flagram homens ‘empurrando barro’ em mata no Distrito Industrial

5 de dezembro de 2025
Gabriella Labella e sua esposa, Bruna Labella, adotaram o menino aos 11 anos. Foto: Reprodução

Influenciadora é denunciada ao MP após revelar que foi e$tuprad@ pelo próprio filho

5 de dezembro de 2025
A loja informou que daria de presente um enxoval completo. Foto: Reprodução

Vídeo: Mulher dá à luz em menos de 3 minutos no chão da loja onde comprava enxoval do bebê

5 de dezembro de 2025
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago