Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Manaus

Sindicato convoca professores para protestarem nas escolas em busca de melhoria

Expressoam Por Expressoam
12 de março de 2016
no Manaus
0
491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

Manaus – Em coletiva de imprensa realizada ontem, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) anunciou que está convocando a categoria para uma “paralisação didática” nas escolas da rede estadual de ensino, na próxima terça-feira (15), que deve acontecer em pelo menos 47 municípios do Estado. O objetivo da paralisação, segundo a categoria, é alertar a sociedade para a falta de infraestrutura das escolas, superlotação nas salas de aula, falta de professores em algumas unidades da capital e do interior, entre outras questões.

Além disso, a categoria cobra direitos trabalhistas – como a não implantação de plano de saúde para os trabalhadores, benefício prometido em 2015 -, bem como pede reajuste nos salários dos profissionais, que há dois anos não sofre alterações, apesar das perdas inflacionárias.

“Os professores, neste dia, irão para as escolas, mas a ideia é que cruzem os braços e não deem aula. Por várias vezes tentamos resolver a questão em inúmeros diálogos com o Governo, mas a categoria não aguenta mais esperar uma resposta do governador”, explicou o professor Marcus Libório, presidente do Sinteam.

12805939_1158453930851752_3810309655081774584_n

Conforme informações do presidente do sindicato, as perdas salariais estão na faixa de 20% em dois anos. Libório afirma que a paralisação é de “advertência”. “No dia da paralisação, os professores estarão nas escolas e irão conversar com os alunos e os pais deles para explicar a nossa situação”, criticou. “Alegando estar no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, o governador disse que não podia conceder reajuste, mas aceitou implantar o plano de saúde para os trabalhadores, para o qual já tinha até orçamento, o que não ocorreu até agora”, disse Libório.

Posts Relacionados

Funcionário terceirizado m0rre esm@gad0 por elevador em fábrica da Honda em Manaus

Idoso cai em bueiro no Parque 10 e resgate é feito após dois dias após pedestre ouvir pedido de s0c0rr0

Empresário s0brevive a at@que a tir0s após dupla se passar por garis em Itacoatiara

Denúncias

Durante a paralisação, o Sinteam também promete denunciar questões como a privatização da educação pública e a transferência da direção de escolas estaduais para a Polícia Militar. “Há cobrança de taxa de matrícula e de material escolar. Isso não pode acontecer. A escola é pública, portanto não deve haver cobrança financeira”, disse Libório.Segundo o presidente do sindicato, no ano passado a categoria pleiteava 20% de reajuste salarial, o plano de saúde e o fim do desconto de 6% do vale transporte.

Secretaria se posiciona sobre reivindicações da categoria

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que as reivindicações apresentadas pelo sindicato estão sendo discutidas por uma comissão paritária que foi instituída pelo Governo do Estado. Tais melhorias estão sendo projetadas levando em consideração as prerrogativas da Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige dos gestores o total rigor para o equilíbrio das contas públicas.

A Seduc informou ainda que um conjunto de benefícios foi assegurado recentemente à categoria, dentre os quais a revisão completa do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, que assegurou aos servidores da educação ganhos inéditos, dentre os quais: a garantia de melhores remunerações por tempo de serviço, melhores remunerações por aquisição de pós-graduações e criação da carreira para os servidores administrativos de níveis fundamental e médio; vale-alimentaçãode R$ 220 mensais; a instituição das Horas de Trabalho Pedagógico (HTP), dentre outras.

Sobre a paralisação, a Semed se manifestará posteriormente, em ocasião na qual poderá indicar reposições do dia letivo.

[impulsosocial] [impulsosocial_popup]

O equipamento havia sido construído e instalado recentemente com a função de descer lixo orgânico. Foto: Reprodução

Funcionário terceirizado m0rre esm@gad0 por elevador em fábrica da Honda em Manaus

6 de dezembro de 2025
O homem teria caído no local durante uma forte chuva. Foto: Reprodução

Idoso cai em bueiro no Parque 10 e resgate é feito após dois dias após pedestre ouvir pedido de s0c0rr0

6 de dezembro de 2025
O cachorro, em um acesso de animação, corre em alta velocidade em direção ao dono. Foto: Reprodução

Vídeo: Homem é ‘atr0pelad0’ pelo próprio cachorro e cai da laje de casa

6 de dezembro de 2025
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago