Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Política

Roberto Cidade propõe que clínicas veterinárias aceitem exames feitos na rede pública

Redação Por Redação
29 de dezembro de 2025
no Política
0
492
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

MANAUS –  O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou no segundo semestre de 2025 o Projeto de Lei ((1.012/2025) que busca garantir maior integração entre os serviços públicos e privados de saúde veterinária no Estado.

Se aprovado no plenário da Casa Legislativa, em 2026, a matéria vai estabelecer que hospitais, clínicas e centros veterinários privados passem a aceitar exames laboratoriais e complementares de natureza pré-operatória realizados em unidades veterinárias públicas, desde que atendam aos critérios técnicos exigidos por lei.

Roberto Cidade esclarece que a medida tem como objetivo evitar a repetição desnecessária de exames, ação que, além de encarecer os procedimentos, acaba dificultando o acesso de tutores de baixa renda aos tratamentos cirúrgicos para seus animais. O projeto, após sanção, vai reconhecer a validade técnica dos laudos emitidos por profissionais habilitados da rede pública, municipal, estadual ou universitária.

“Nosso mandato está à disposição para facilitar o dia a dia do cidadão amazonense, sobretudo o de baixa renda. No geral, os exames realizados em unidades públicas seguem padrões técnicos e científicos adequados e não podem ser desconsiderados apenas por sua origem. Essa recusa injustificada desses documentos impõe custos extras aos tutores e pode atrasar procedimentos essenciais à saúde e ao bem-estar animal”, declarou o presidente.

O projeto de Roberto Cidade também prevê que a recusa sem justificativa técnica por parte de estabelecimentos privados poderá acarretar sanções administrativas, conforme a legislação estadual vigente e as normas de proteção ao consumidor.

Posts Relacionados

Roberto Cidade viabiliza alternativa logística para destravar entregas do comércio online no Amazonas

Capitão Alberto Neto lidera corrida ao Senado no Amazonas, aponta pesquisa Veritá

Diante aumento de casos de violência contra a mulher, Professora Maria do Carmo assume compromisso de criar delegacias especializadas em feminicídio em todo o Amazonas

“Resta evidente que a obrigação de aceitação, pela rede privada, de exames pré-operatórios realizados em unidades públicas veterinárias, quando tecnicamente adequados, representa avanço legislativa e resolução de uma problemática nova”, justificou o presidente no projeto apresentado.

A proposta ganha relevância em um momento em que o Amazonas passou a contar, em outubro deste ano, com o primeiro hospital público veterinário da história. Em apenas dois meses de funcionamento, o Hospital Público Veterinário do Amazonas (HPVet-AM) já realizou mais de 70.755 procedimentos, consolidando-se como uma das maiores estruturas de atendimento veterinário público do país. No período, 9,1 mil animais já foram cadastrados no sistema da unidade, refletindo a alta procura pelos serviços.

A matéria tramita nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Tags: AleamPolíticaroberto cidade

Após ser atraído para beco, jovem de 19 anos é m0rt0 a tir0s na Compensa

30 de março de 2026

Corpo encontrado m0rt0 em mata no Planalto é de motociclista de app

30 de março de 2026

Vídeo: Ônibus escolar tenta subir ladeira, desliza e capota em ramal de Manaus

30 de março de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago