Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Manaus

Retomada das aulas presenciais garante conclusão do ano letivo aos alunos da rede pública estadual

Expressoam Por Expressoam
30 de setembro de 2020
no Manaus
0
Foto: Bruno Zanardo/Secom

Foto: Bruno Zanardo/Secom

491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

O retorno às aulas presenciais da rede pública estadual de ensino, no sistema híbrido, vai permitir a manutenção do calendário escolar de 2020, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Depois da retomada das atividades para os alunos do Ensino Médio, no dia 10 de agosto, nesta quarta-feira (30/09) foi a vez de mais de 111 mil alunos do Ensino Fundamental voltarem às salas de aula, garantindo que os estudantes possam concluir o ano letivo sem atrasos.

De acordo com o secretário de Educação, Luis Fabian Barbosa, foi executado um trabalho de repriorização curricular. “A gente sabe que alguns alunos não conseguiram assistir à aula em casa. Fazer educação remota requer do aluno e da família muita disciplina. Então a partir da semana que vem a gente faz uma avaliação de verificação da aprendizagem, para identificar quanto o aluno conseguiu aprender daquilo que foi ministrado pelo ‘Aula em Casa’. Essa avaliação cada professor vai construir com apoio da equipe pedagógica da escola”, pontuou Fabian.

Ele enfatiza que o objetivo é manter o calendário escolar inicialmente proposto pelas equipes de educação do Estado. “Um plano de intervenção pedagógica para o período de quatro semanas que sucede o período de recuperação da aprendizagem foi montado, para que o professor possa revisar com os alunos todo o conteúdo, nivelá-los e, a partir daí, seguir com os conteúdos do 3º e 4º bimestres. A ideia é que a gente possa finalizar o ano letivo de 2020 antes do Natal, a depender do aproveitamento da produção acadêmica de cada aluno”, acrescentou o secretário de Educação.

Ao todo, 107 escolas retomaram as atividades presenciais nesta quarta-feira, no sistema híbrido e alternado, com turmas divididas em dois grupos (grupo A vai às segundas e quartas; grupo B às terças e quintas). Quando não estiverem na escola, os estudantes deverão acompanhar as transmissões do projeto “Aula em Casa”. As unidades de ensino seguem os mesmos protocolos de segurança biológica que já estão sendo aplicados nas escolas de Ensino Médio, desde o mês de agosto.

Melhoria no desempenho – O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus, faz parte das 72 escolas que atendem os ensinos Fundamental e Médio, e que já haviam retomado suas atividades em agosto. A unidade atende, ao todo, 960 alunos, sendo 569 do Ensino Médio e 391 do Ensino Fundamental.

Posts Relacionados

Rodoviários de Manaus ame@çam grev3 a partir de segunda-feira (8) por atraso no 13º e benefícios

Pais são pr3s0s por deixarem filha de 13 anos ser ‘esposa’ e engravidar de homem em Autazes

Técnica de enfermagem ‘teimou’ e injetou adrenalina em Benício Xavier mesmo sendo alertada por colega

“Com esse retorno nós vamos buscar atender às necessidades básicas que um aluno precisa aprender, para que, no ano que vem, ele possa ter as informações para continuar os estudos na escola. Nesse momento de retorno, a gente está buscando primeiro fazer a orientação deles com relação aos protocolos de segurança e depois retomar com os conteúdos pedagógicos”, ressaltou o professor Neymar Costa.

Para os alunos, estar presencialmente na escola faz diferença no aprendizado e reflete no desempenho. “Para mim é muito importante, porque o meu futuro está nas minhas mãos. Se eu quiser um futuro bom, eu tenho que passar minhas séries todas, estudar bem e fazer uma faculdade boa também, tudo isso para mim importa. Eu sinto, sim, um ambiente seguro, tomando os cuidados certos”, avaliou a aluna Sheila Souza, da 7ª série.

“Eu senti a segurança. Teve a medida da temperatura, o álcool em gel, chegar na sala com toda a segurança, não meter a mão na porta. E eu gostei muito do que o nosso conselheiro falou, a respeito da proteção que a gente tem que ter e o cuidado. Eu quero agradecer muito ao governador e, principalmente, à escola, por ter todo esse cuidado conosco, pela volta, por tudo”, afirmou o estudante da 7ª série, Widson Saint Preux

Tags: aulaspresenciaisretomada
Em novembro, rodoviários já haviam paralisado os serviços de forma espontânea. Foto: Reprodução

Rodoviários de Manaus ame@çam grev3 a partir de segunda-feira (8) por atraso no 13º e benefícios

5 de dezembro de 2025
A loja informou que daria de presente um enxoval completo. Foto: Reprodução

Vídeo: Mulher dá à luz em menos de 3 minutos no chão da loja onde comprava enxoval do bebê

5 de dezembro de 2025
Clayton de Souza Rodrigues tinha apenas 43 anos. Foto: Reprodução

Indigenista e professor Clayton de Souza s0fr3 AVC atuando em Terra Índigena e morre em Manaus

5 de dezembro de 2025
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago