X
    Categories: Política

Região Sul realiza plebiscito que pede separação do Brasil

ADVERTISEMENT

Porto Alegre –  Moradores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paranáparticiparam neste sábado (1) de uma consulta popular informal referente à separação de seus estados do restante do país.

Com pelo menos 4 mil urnas distribuídas em 1200 pontos de votação, eleitores saíram de suas casas para opinar sobre a formação de uma nova federação na região.

Com voto voluntário, o plebiscito organizado pelo movimento O Sul é o meu País foi composto por uma cédula com as opções “sim” ou não”. Segundo informações do jornal Zero Hora, a expectativa era de que os moradores votassem a favor da separação.

Antes do início do plebiscito, os organizadores esperavam a participação de pelo menos 2 milhões de pessoas. Segundo eles, a consulta foi elaborada de acordo com as imposições da ONU para o reconhecimento de novos povos e nações.

Vale lembrar que, mesmo assim, o Plebisul é apenas uma pesquisa e não tem qualquer validade legal.

Inicialmente, a votação estava marcada para hoje. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) manifestou-se contra a votação porque poderia atrapalhar as eleições municipais.

O resultado da consulta, que começou às 8h de ontem e foi até o fim da tarde, deve ser divulgado até quarta-feira (5). Segundo o movimento, os dados coletados serão encaminhados à ONU, que decidirá se dará encaminhamento ou não ao pedido de separação.

Expressoam:

This website uses cookies.