X
    Categories: Justiça

Rede Globo corre risco de ter prejuízo bilionário, após enfrentar processo de 17 mil ex-funcionários

ADVERTISEMENT

RIO DE JANEIRO | A Rede Globo enfrenta cerca de 17.201 mil processos, somando os da Justiça do Trabalho com os da esfera cível, movidos por ex-funcionários da casa e agora corre risco de ter um prejuízo bilionário.

Desde 2017, quando o projeto ‘Uma só Globo’ começou, foram mais de 4 mil novas ações protocoladas por ex-funcionários. O volume de petições no período é acima do normal. A Globo pode ter um grande problema para resolver nos próximos dois anos, período em que as ações serão julgadas.

Neste modelo, o acordo de prestação de serviços estabelecido é entre uma empresa e uma pessoa que tem um CNPJ, ou seja, que também é uma empresa. Isso quer dizer que, na prática, a relação comercial está sendo realizada entre dois negócios, ainda que o prestador de serviço seja uma única pessoa, como acontece nestes casos. O contratado costuma ganhar mais dinheiro e pagar menos impostos, mas não tem benefícios trabalhistas.

Muitos processos também alegam acúmulo de funções, principalmente no Jornalismo. Um PJ contratado para ser repórter e editor, por exemplo, alegava trabalhar ainda como produtor sem ganhar a mais pela nova função.

O valor dos pedidos e de condenações que a Globo já sofreu variam bastante, de R$ 30 mil a R$ 2,9 milhões. A sentença depende de cada situação. Muitos processos ainda serão avaliados, o que pode criar um problema bilionário para a emissora resolver a curto prazo.

Expressoam:

This website uses cookies.