X
    Categories: Saúde

Quer saber como um disléxico vê o mundo ? Tente ler isto

ADVERTISEMENT

São Paulo – A maioria das pessoas está familiarizada com a dislexia, um transtorno da aprendizagem que afeta a maneira como o cérebro processa palavras escritas (e às vezes, faladas).

Mas a não ser que você sofra de dessa condição, provavelmente é difícil imaginar como é ter dislexia.

Em uma tentativa de preencher esse buraco, o desenvolvedor Victor Widell criou um site que simula como a dislexia afeta a leitura de algumas pessoas:

https://gfycat.com/ClassicHardInsect

A maioria das pessoas está familiarizada com a dislexia, um transtorno da aprendizagem que afeta a maneira como o cérebro processa palavras escritas (e às vezes, faladas).

Mas a não ser que você sofra de dessa condição, provavelmente é difícil imaginar como é ter dislexia.

Em uma tentativa de preencher esse buraco, o desenvolvedor Victor Widell criou um site que simula como a dislexia afeta a leitura de algumas pessoas:

“Uma amiga que tem dislexia descreveu o que ela experimentava ao ler”, escreve Widell. “Ela consegue ler, mas é preciso muita concentração, e as letras parecem ‘estar pulando’.”

Como algumas pessoas apontaram na internet, o site de Widell não recria totalmente a experiência de dislexia, que pode se manifestar de inúmeras maneiras. Para algumas pessoas com dislexia, como é o caso da amiga de Widell, as letras parecem “pular”. Alguns leitores veem as palavras ou letras aparecerem incompletas, de trás pra frente ou de cabeça para baixo, ou alguns têm dificuldade em diferenciar determinadas letras.

Também existem pessoas que não têm problemas em reconhecer palavras ou letras, mas não conseguem pronunciar as palavras. Outras desenvolvem uma dor de cabeça sempre que tentam ler.

Apesar de suas limitações, o site foi elogiado por algumas pessoas por dar uma noção dos desafios que as pessoas com dislexia enfrentam.

“Eu tenho dislexia e…. as pessoas dizendo que não é isso que um disléxico vê… darrr!!! Nada jamais vai mostrar com exatidão a vocês, normais, como realmente é ler com dislexia. Mas isso aqui chega bem perto”, escreveu DangerDragonDude no Reddit.

“Obrigado por compartilhar isso”, escreveu um usuário nos comentários do site de Widell. “Espero que outras pessoas vejam como nos sentimos.”

De acordo com a BBC, estima-se que uma a cada 10 crianças experimente dislexia. Albert Einstein, o magnata Richard Branson, o ator Henry Winkler e o diretor Guy Ritchie são algumas das pessoas que declararam ter dislexia.

Clique aqui para ver o site de Widell.

Via Indy100.

[impulsosocial] [impulsosocial_popup]

Expressoam:

This website uses cookies.