X
    Categories: Manaus

Professores da Seduc pedem aumento salarial e prometem paralisar as atividades em março , caso reivindicações não seja atendida

ADVERTISEMENT

Manaus – Professores da rede estadual de ensino realizaram um ato público, na manhã desta quinta-feira (25), em frente à Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (Seduc), localizada no bairro Japiim, zona oeste da cidade. O grupo pede aumento salarial e ameaça greve, a partir do dia 5 de março, caso não seja atendido pelo Governo do Estado. O ato foi organizado pela Associação Movimentos de Luta dos Professores de Manaus (Asprom).

A coordenadora executiva da associação, Helma Sampaio, explicou sobre as reivindicações do grupo. “Inauguramos a campanha salarial de 2016. O ato público é para apresentar nossas reivindicações ao secretário, porque queremos o reajuste salarial que está congelado desde o ano passado. Tentamos fazer com que eles aumentassem nossos salários em 2015, mas não tivemos êxito. Hoje, nem conseguimos ser ouvidos pelo secretário”, contou.

A reivindicação principal é a reposição de 18% da inflação, no período de março de 2004 a fevereiro de 2016, e 12% de reajuste salarial. No total, os manifestantes solicitam 30% de aumento.

“No dia 5 de março, vamos fazer uma assembleia com todos os professores. Se não nos ouvirem, iremos voltar para a paralisação. No ano passado, conseguimos paralisar 6 mil professores. Esse ano, tenho certeza de que serão mais a aderir ao movimento grevista, porque todos estão cansados”, destacou a coordenadora administrativa da Asprom.

Entre as pautas de solicitações do grupo estão plano de saúde gratuito, auxílio transporte, implementação imediata da Lei Estadual 257/15, que determina a quantidade de alunos por sala, fim da carga compartilhada, entre outras.

A assessoria de comunicação da Seduc informou que as reivindicações da categoria não possuem caráter legal, pois não são encaminhadas pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Estado do Amazonas (Sinteam).

Ainda de acordo com a Seduc, se as reivindicações fossem solicitadas pelo órgão responsável por representar os professores do Amazonas, seriam estudadas pelo secretário da pasta, Rossieli Soares da Silva.

[impulsosocial] [impulsosocial_popup]

Expressoam:

This website uses cookies.