X
    Categories: Saúde

Primeiro paciente curado de HVI enfrenta câncer terminal

ADVERTISEMENT

ALEMANHA | Timothy Ray Brown, conhecido como “paciente de Berlim” por ser considerado a primeira pessoa a ser curada da infecção do HIV, enfrenta agora uma leucemia em estágio terminal. Timothy recebeu um transplante de um doador com resistência natural ao vírus da Aids há cerca de 12 anos.

Brown foi diagnosticado com leucemia em 2006 e relatou que o câncer voltou no último ano, de forma mais agressiva. Hoje, com 54 anos, ele vive na Califórnia, onde recebe cuidados paliativos. “Ainda estou feliz por tê-lo feito”, diz, sobre o transplante histórico. “Isso abriu portas que não existiam antes” e inspirou cientistas a trabalhar ainda mais para encontrar uma cura que muitos acreditavam não ser possível.

O primeiro transplante de Brown ocorreu em 2007, mas foi apenas parcialmente bem-sucedido, pois o vírus do HIV sumiu, mas a leucemia permaneceu. Ele teve um segundo transplante do mesmo doador em março de 2008. Desde então, testou repetidamente negativo para HIV e tem aparecido frequentemente em conferências sobre a Aids.

Cientistas têm testado a terapia genética e outras maneiras de tentar obter o efeito da mutação genética favorável sem ter que fazer um transplante, para tentar prolongar o tempo de vida de Timothy.

Expressoam:

This website uses cookies.