X

Primeira vacina testada contra Covid-19 tem resultados positivos

Foto: Divulgação

ADVERTISEMENT

EUA | A primeira vacina testada contra o coronavírus, testada em voluntários, mostrou resultados positivos. A empresa de biotecnologia norte-americana Moderna afirmou, nesta segunda-feira (18), que o medicamento parece seguro e capaz de estimular uma resposta imunológica contra o vírus.

A primeira fase dos testes foi feita com oito voluntários saudáveis, em março. Depois de receberem duas doses de vacina, os participantes produziram anticorpos que impediram a multiplicação do vírus. Ao testar esses anticorpos em células humanas em laboratório, os cientistas observaram níveis similares de anticorpos neutralizantes aos desenvolvidos por pacientes curados da Covid-19.

De acordo com a empresa, foram analisadas três doses da vacina. Nos níveis baixo e médio, alguns voluntários apresentaram vermelhidão na pele; um deles sentiu dor muscular nos braços. A alta não deve seguir nos próximos testes, uma vez que as baixas mostraram resultados suficientemente positivos.

O diretor médico da Moderna, Tal Zaks, é otimista e acredita que, com resultados positivos nos próximos testes, a vacina contra o coronavírus estará disponível para uso comercial ainda no segundo semestre deste ano, mais tardar no início de 2021.

Em testes preliminares, o fármaco também impediu a replicação do coronavírus nos pulmões de camundongos vacinados e infectados posteriormente.

Expressoam:

This website uses cookies.