Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Manaus

Prefeitura de Manaus libera dose de reforço contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos a partir desta quarta (8)

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus Por Colaboração para o Expresso AM, em Manaus
7 de fevereiro de 2023
no Manaus
0
A campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 segue uma nova recomendação do Ministério da Saúde. Foto: Divulgação / Semsa

A campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 segue uma nova recomendação do Ministério da Saúde. Foto: Divulgação / Semsa

539
AÇÕES
1.5k
VISUALIZAÇÕES

Posts Relacionados

Depois dos tir0s, bandidos colocam pedra em cima de jovem m0rto em Manaus 

Vídeo: Enfermeiro m0rr3 após ser arrastado por ônibus desgovernado na Grande Circular

Homem é preso após passar 18 anos foragido por tirar a vida de jovem no Carnaval em Manaus

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – A Prefeitura de Manaus anuncia que a primeira dose de reforço contra a Covid-19 será liberada para crianças de 3 e 4 anos de idade a partir desta quarta-feira, 8/2. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o reforço, também chamado de terceira dose, é direcionado para as crianças que receberam a segunda dose do imunizante há pelo menos quatro meses.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressalta que a ampliação da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19 segue uma nova recomendação do Ministério da Saúde. As crianças dessa faixa etária que completaram o esquema inicial, de duas doses, com a CoronaVac, devem receber o reforço prioritariamente com a Pfizer Baby, mas em caso de indisponibilidade, poderá ser administrado com CoronaVac.

“Pedimos aos pais ou responsáveis que levem suas crianças para receber esse reforço e manter os níveis de proteção adequado, que protegem contra as formas graves da Covid-19 e evitam possíveis sequelas da doença. Para esse avanço, o Ministério da Saúde considera a eficácia e segurança da vacina nesse público, atestadas em estudos científicos, e ainda a redução da resposta imunológica com o passar do tempo”, observa.

Shádia lembra que a imunização contra a Covid-19 para este grupo foi iniciada no dia 18 de julho do ano passado. A secretaria estima um público de 83,3 mil crianças de 3 e 4 anos de idade na capital amazonense, e a meta é alcançar 90%, ou seja, 74,9 mil.

Até esta terça-feira, 7/2, de acordo com o Sistema Municipal de Vacinação (SMV), 15,8 mil crianças dessa faixa etária receberam a primeira dose e apenas 5,1 mil foram levadas de volta aos postos para completar o esquema vacinal com a segunda dose. Estão dentro do intervalo para a dose de reforço um total de 1.776 crianças.

Postos

A titular da Semsa destaca que visando facilitar o acesso ao imunizante, o número de unidades que ofertam a Pfizer Baby será ampliado de 4 para 14 a partir desta quarta-feira. Os usuários devem buscar o posto mais próximo portando documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina.

“A Pfizer Baby estava centralizada em quatro unidades, até agora, por conta da baixa procura pela vacinação, e principalmente para evitar o desperdício de doses, visto que o frasco com dez doses só tem validade de 12 horas após aberto. Agora, vamos disponibilizá-la em novos endereços e fazemos um apelo para que os pais busquem nossos vacinadores e aproveitem essa oportunidade”, diz.

Todos os endereços, assim como horários de funcionamento, podem ser conferidos no site semsa.manaus.am.gov.br, ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19, e ainda nas redes sociais oficiais da secretaria (Semsa Manaus no Facebook e @semsamanaus no Instagram).

Vacinação infantil

Shádia Fraxe acrescenta que a Pfizer Baby também é usada na imunização de bebês de 6 meses a 2 anos de idade, com esquema inicial de três doses.

Para as crianças de 5 a 11 anos de idade, a vacinação pode ser feita com a CoronaVac ou Pfizer pediátrica, que possuem esquema inicial de duas doses, e a dose de reforço deve ser administrada apenas com a Pfizer pediátrica. Para esse público, a Semsa disponibiliza 35 pontos de vacinação.

“O Ministério da Saúde orienta, ainda, que no momento em que a família for até o posto, também é recomendada a aplicação de outras doses do calendário básico que estiverem pendentes nas crianças. A ideia é oportunizar a atualização completa da caderneta infantil, a fim de evitar que as crianças estejam desprotegidas contra doenças imunopreviníveis”, afirma Shádia.

Veja as unidades que ofertam a Pfizer Baby em Manaus:

Zona Norte

– Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul;

– Clínica da Família Carlson Gracie – Avenida Curação, s/nº, conjunto Cidadão V, Nova Cidade;

– USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova I;

– USF Maj PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina;

Zona Sul

– USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores;

– USF Petrópolis – Rua Delfim de Souza, s/nº, Petrópolis;

– Clínica da Família Antônio Reis – Rua Escandinávia, s/nº, São Lázaro;

Zona Leste

– USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi;

– USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário;

– USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;

Zona Oeste

– Policlínica Dr. Djalma Batista – Rua Teotônio Vilela, s/nº, Compensa;

– USF Lindalva Damasceno – Avenida do Turismo, s/nº, Km 3, Tarumã;

– USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória;

– USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa I.

Tags: 3 e 4 anosdose de reforçoSemsavacinaçao

Depois dos tir0s, bandidos colocam pedra em cima de jovem m0rto em Manaus 

5 de dezembro de 2025

Vídeo: Enfermeiro m0rr3 após ser arrastado por ônibus desgovernado na Grande Circular

4 de dezembro de 2025

Homem é preso após passar 18 anos foragido por tirar a vida de jovem no Carnaval em Manaus

4 de dezembro de 2025
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago