MANAUS (AM) – A Prefeitura de Barcelos realizou, neste sábado (13), em Manaus, o lançamento oficial do Festival do Peixe Ornamental 2026. O evento ocorreu na Casa Rayol, localizada na Ponta Negra, e reuniu autoridades, representantes das agremiações e o público em geral.
A programação iniciou com a apresentação da bateria do G.R.E.S Sem Compromisso, seguida de uma coletiva de imprensa com a presença do prefeito de Barcelos, Radinho Alves, além da direção das agremiações Cardinal e Acará-Disco. Durante a coletiva, o prefeito destacou a grandiosidade do município e a importância do festival para a identidade local.
“Barcelos é o segundo maior município do Brasil, o primeiro maior município do Amazonas. Nosso território hoje tem unidade de conservação, tem terra indígena, assim como tem área de proteção do município. Lá nós temos o maior arquipélago fluvial do mundo e a maior diversidade de peixe ornamental, que não é de Barcelos, não é do Amazonas, não é do Brasil, é do mundo.”
Radinho também ressaltou o papel histórico e cultural do Festival do Peixe Ornamental.
“Para vocês, talvez seja uma novidade falar do peixe ornamental em Barcelos, mas o nosso Festival do Peixe Ornamental já foi o segundo maior festival do estado do Amazonas, e é para lá que nós queremos retornar. Em 2026, nós iremos completar 30 anos de festival, por isso a importância de divulgar para o Amazonas, mas também para o mundo.”
Ao longo do evento, o público acompanhou apresentações musicais de Uendel Pinheiro, DJ Layla Abreu e da cantora barcelense Thicyane Nery, além das apresentações do Bailado do Cardinal e do Acará-Disco, que deram uma prévia do espetáculo que será apresentado na edição de 2026 do festival.
Radinho também realizou a entrega de um reconhecimento cultural a Jorginho do Peixe, em homenagem à sua contribuição histórica para o Festival do Peixe Ornamental. Jorginho é o criador do ritmo ornamental que deu identidade musical e coreográfica às apresentações do Acará-Disco e do Cardinal, elemento que se tornou marca registrada do festival ao longo dos anos.
O prefeito ainda reforçou o impacto econômico e social do evento para a população local. “O Festival do Peixe Ornamental é cultura, mas também é geração de emprego e geração de renda. Ele envolve os ribeirinhos, os piabeiros, o comércio local, a hotelaria e toda a economia do município.” Segundo ele, Barcelos se consolida como referência internacional na atividade.
“Barcelos é a capital internacional da pesca esportiva, mas também é a capital internacional da pesca ornamental, por toda a diversidade de peixe ornamental que nós temos.”
Temas de 2026
As agremiações já anunciaram os temas que irão defender no Festival do Peixe Ornamental 2026. O Acará-Disco levou ao público a temática “Pátria, à Guarda, Soldados da Borracha: Heranças de um Passado Presente”, abordando o legado cultural deixado pelos soldados da borracha durante a Segunda Guerra Mundial.
Já o Cardinal anunciou o tema “Mariuá: Legado, Subsistência e Resistência”, que destaca a resistência e a herança cultural das comunidades amazônicas ao longo da história.
Sobre o festival
O Festival do Peixe Ornamental é uma das principais festas culturais de Barcelos, no interior do Amazonas, e celebra a identidade, a tradição e o orgulho do povo barcelense. Criado em 1º de julho de 1994, o evento tem como protagonistas os peixes ornamentais Acará-Disco e Cardinal, símbolos das agremiações que disputam apresentações artísticas marcadas por música, dança e encenação.
Além do valor cultural, o festival tem forte impacto econômico e turístico para o município. Conforme destacou o prefeito, “por anos, ultimamente, têm saído de Barcelos aproximadamente cinco milhões de peixes ornamentais para encantar o mundo todo nos aquários, mas no passado nós chegamos a exportar quarenta milhões de peixes ornamentais”, reforçando a importância da atividade para o desenvolvimento local e para a projeção internacional do município.
Fotos: Igor Silva/ Expresso AM