Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Manaus

Prefeitura de Barcelos lança Festival do Peixe Ornamental 2026 em Manaus

Redação 2 Por Redação 2
13 de dezembro de 2025
no Manaus
0
507
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – A Prefeitura de Barcelos realizou, neste sábado (13), em Manaus, o lançamento oficial do Festival do Peixe Ornamental 2026. O evento ocorreu na Casa Rayol, localizada na Ponta Negra, e reuniu autoridades, representantes das agremiações e o público em geral.

A programação iniciou com a apresentação da bateria do G.R.E.S Sem Compromisso, seguida de uma coletiva de imprensa com a presença do prefeito de Barcelos, Radinho Alves, além da direção das agremiações Cardinal e Acará-Disco. Durante a coletiva, o prefeito destacou a grandiosidade do município e a importância do festival para a identidade local.

“Barcelos é o segundo maior município do Brasil, o primeiro maior município do Amazonas. Nosso território hoje tem unidade de conservação, tem terra indígena, assim como tem área de proteção do município. Lá nós temos o maior arquipélago fluvial do mundo e a maior diversidade de peixe ornamental, que não é de Barcelos, não é do Amazonas, não é do Brasil, é do mundo.”

Radinho também ressaltou o papel histórico e cultural do Festival do Peixe Ornamental.

“Para vocês, talvez seja uma novidade falar do peixe ornamental em Barcelos, mas o nosso Festival do Peixe Ornamental já foi o segundo maior festival do estado do Amazonas, e é para lá que nós queremos retornar. Em 2026, nós iremos completar 30 anos de festival, por isso a importância de divulgar para o Amazonas, mas também para o mundo.”

Posts Relacionados

Vídeo mostra Alana chutando portão de vigilante no bairro Betânia dias antes de ser m0rt4

Saiba quem era a jovem ass@ssinada com t1r0 na cabeça pelo vizinho na Betânia

Vídeo: Br1ga entre vizinhos acaba com vigilante pr3s0 e mulher m0rta com um t1r0 na Betânia

Ao longo do evento, o público acompanhou apresentações musicais de Uendel Pinheiro, DJ Layla Abreu e da cantora barcelense Thicyane Nery, além das apresentações do Bailado do Cardinal e do Acará-Disco, que deram uma prévia do espetáculo que será apresentado na edição de 2026 do festival.

Radinho também realizou a entrega de um reconhecimento cultural a Jorginho do Peixe, em homenagem à sua contribuição histórica para o Festival do Peixe Ornamental. Jorginho é o criador do ritmo ornamental que deu identidade musical e coreográfica às apresentações do Acará-Disco e do Cardinal, elemento que se tornou marca registrada do festival ao longo dos anos.

O prefeito ainda reforçou o impacto econômico e social do evento para a população local. “O Festival do Peixe Ornamental é cultura, mas também é geração de emprego e geração de renda. Ele envolve os ribeirinhos, os piabeiros, o comércio local, a hotelaria e toda a economia do município.” Segundo ele, Barcelos se consolida como referência internacional na atividade.

“Barcelos é a capital internacional da pesca esportiva, mas também é a capital internacional da pesca ornamental, por toda a diversidade de peixe ornamental que nós temos.”

Temas de 2026

As agremiações já anunciaram os temas que irão defender no Festival do Peixe Ornamental 2026. O Acará-Disco levou ao público a temática “Pátria, à Guarda, Soldados da Borracha: Heranças de um Passado Presente”, abordando o legado cultural deixado pelos soldados da borracha durante a Segunda Guerra Mundial.

Já o Cardinal anunciou o tema “Mariuá: Legado, Subsistência e Resistência”, que destaca a resistência e a herança cultural das comunidades amazônicas ao longo da história.

Sobre o festival

O Festival do Peixe Ornamental é uma das principais festas culturais de Barcelos, no interior do Amazonas, e celebra a identidade, a tradição e o orgulho do povo barcelense. Criado em 1º de julho de 1994, o evento tem como protagonistas os peixes ornamentais Acará-Disco e Cardinal, símbolos das agremiações que disputam apresentações artísticas marcadas por música, dança e encenação.

Além do valor cultural, o festival tem forte impacto econômico e turístico para o município. Conforme destacou o prefeito, “por anos, ultimamente, têm saído de Barcelos aproximadamente cinco milhões de peixes ornamentais para encantar o mundo todo nos aquários, mas no passado nós chegamos a exportar quarenta milhões de peixes ornamentais”, reforçando a importância da atividade para o desenvolvimento local e para a projeção internacional do município.

Fotos: Igor Silva/ Expresso AM

Tags: fespoblançamento Manauspeixe ornamentalprefeitura Barcelos

Família identifica jovem fotografada m0rta na cama do Hospital João Lúcio

29 de janeiro de 2026

Vídeo mostra “Dino” sendo colocado na moto, balead0, pouco antes de m0rrer no Amazonas

29 de janeiro de 2026
Novo vídeo mostra vigilante agredindo Alana com tapa antes de ela ser m0rt4 a tiro0 em Manaus

Novo vídeo mostra vigilante agr3dind0 Alana com t4pa antes de ela ser m0rt4 a tiro0 em Manaus

28 de janeiro de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago